ravioli

Ravióli recheado com damasco e camembert

Print Friendly, PDF & Email

Mesmo fazendo o almoço só pra mim, caprichei no prato e na decoração da mesa. No último mês aqui em casa foi uma correria só. Por falta de tempo, acabei pedindo lanche por telefone várias vezes. Já estava sentido falta de uma comidinha caseira e caprichada. Na segunda-feira coloquei a mão na massa e preparei ravióli com queijo camembert e damasco. Finalizei o prato na frigideira com manteiga de ervas. Já falei dessa manteiga temperada aqui no blog. Você pode usar apenas uma ou um mix de ervas frescas. Fica sensacional!

Para preparar a massa, eu fiz aquele cálculo básico de um ovo por pessoa, mas acredito que dá para duas. Pois eu comi no almoço e jantar. A receita da manteiga que eu coloco aqui é de um tablete de 200 gramas, não uso tudo nesta receita, aproveito para guardá-la na geladeira para comer com torradas depois. Se você preferir pode fazer a metade.

Ravioli-damasco-queijo

Você vai precisar:

Massa:

1 ovo

100 g de farinha de trigo

1 colher de sopa de água

Recheio:

queijo camembert

damasco seco

lascas de amêndoas para finalizar

Manteiga com ervas:

200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1 colher de sopa de alho desidratado

salsinha

manjericão

sálvia

alecrim

tomilho

sal

Como fazer:

Massa: Em uma superfície lisa, coloque a farinha e faça um buraco no centro. Adicione oravioli-queijo-com-damasco
ovo e misture bem. Quando o ovo estiver misturado na farinha, acrescente a água.

Trabalhe a massa até ficar homogênea. Enrole em um plástico filme e deixe descansar por 15 minutos. Em seguida, abra a massa em um cilindro ou no rolo até obter uma massa lisa e fina. Monte os raviólis conforme a foto ao lado. Caso você não tenha o cortador para ravióli, pode cortar círculos ou quadrados e fechar com um garfo, tipo um pastelzinho.

Manteiga: Em uma tigela, coloque a manteiga, o alho e um punhado pequeno de cada erva. Com um mixer, misture bem. Tempere com sal.

Finalizando o prato: Em uma frigideira pequena, coloque as amêndoas. Em fogo baixo mexa até ficar levemente tostada. Esse processo é bem rápido. Por isso é bom não descuidar para não queimar.

Em uma panela, coloque dois litros de água e leve ao fogo para ferver. Quando estiver fervendo, adicione 1/2 colher de sopa de sal. Coloque os raviólis para cozinhar por quatro minutos.  Escorra a água. Em uma frigideira grande, coloque duas colheres de sopa de manteiga com ervas. Quando estiver quente e toda derretida, adicione os raviólis. Misture bem por dois minutos. Sirva com as amêndoas tostadas em cima.

 

 

No Comments

Leave a Comment

*