risoto de gorgonzola e lichia

Risoto de gorgonzola com lichia

Print Friendly, PDF & Email

Risoto de gorgonzola com lichia! Sabe aquele dia que você prepara o almoço com os restinhos de ingredientes que tem dentro da geladeira? Este risoto surgiu assim. Eu tinha um pedaço pequeno de queijo gorgonzola, cebola, lichia em calda e vodka. Lembrei-me do dia em que trabalhei na organização do jantar monocromático no encontro da Ocupação Artística Espaço Entre dos Irmãos Guimarães, no CCBB.

O jantar servido era todo branco, da entrada à sobremesa. Foi nesse dia que eu conheci a lichia em calda, até então, só a conhecia com sua casca áspera e vermelha. Preparei a receita com vodka no lugar do vinho branco. O risoto ficou maravilhoso, a lichia equilibrou o gosto forte do queijo.  

lichia

Você vai precisar:

1 1/2  xícara de arroz arbóreo

1 litro de caldo de legumes quente

1 cebola picada

1/2 xícara de vodka

85 g de queijo gorgonzola

8 lichias

azeite de oliva

1 colher de sopa de manteiga

sal e pimenta a gosto

Como fazer:

Em uma panela grande, coloque um pouco de azeite de oliva e frite a cebola. Em seguida, coloque o arroz arbóreo e frite-o por dois minutos. Acrescente a vodka e misture bem até que ela evapore. Depois, coloque uma concha do caldo de legumes. Deixe secar e repita a operação quantas vezes forem necessárias para que o arroz fique al dente. Coloque o queijo gorgonzola e as lichias picadas. Misture bem. Desligue o fogo e acrescente a manteiga. Está pronto. Decore com lichias.

No Comments

Leave a Comment

*