sanduíche

Sanduichinhos e palitinhos de queijo

Print Friendly, PDF & Email

Continuando com as receitas das comidinhas que preparei para alguns amigos no sábado passado, hoje vou compartilhar o patê de ervas e os palitinhos de queijo. O patezinho é muito simples, mas o sabor é incrível. No início eu usava apenas ricota e manjericão. Com o tempo, fui acrescentando mais temperos e melhorando a receita. Acho que ele já está na sua versão perfeita, sem precisar tirar ou acrescentar nada.  Esse patezinho de ervas é perfeito para comer com pães, torradas e barquetes.

palitinhos de queijo

O palitinho de queijo é mais uma das receitas que eu aprendi com a Paula. Comidinha indispensável nas festas da casa dela desde sempre, o palitinho de queijo também virou um sucesso na casa da minha mãe. A receita é bem simples. Sempre assei os palitinhos no forno elétrico, mas nesse sábado eu usei o forno a gás – e descobri que nele a receita dá um pouco mais de trabalho.

No forno elétrico, você consegue controlar a temperatura de baixo e de cima, assando as duas partes por igual. No forno a gás,  você precisa virar os palitinhos um a um, caso contrário ele queima na parte de baixo e fica branco em cima. Se você tiver forno elétrico, perfeito.

Mas se o seu forno for a gás, não precisa desanimar. Você terá um pouco mais de trabalho, mas valerá a pena.

Você vai precisar:

Palitinhos de queijo

250 de queijo ralado

400 g de farinha de trigo

2 colheres de sopa de manteiga

água gelada (o suficiente para dar consistência à massa)

 Patê de ervas

200 g de ricota

2 colheres de sopa de maionese

2 dentes de alho

manjericão  a gosto

salsinha a gosto

cebolinha a gosto

sal a gosto

Como fazer:


Palitinhos de queijo:
Numa tigela, coloque a farinha, o queijo ralado e a manteiga. Com a ponta dos dedos, sanduíche amasse-os até conseguir uma consistência de farofa. Acrescente a água gelada aos poucos, até obter uma massa homogênea.

Estique a massa e corte-a em tiras finas. Numa forma, coloque as tirinhas separadamente, de modo que elas não grudem umas nas outras. Leve ao forno até que elas ficarem douradas.

Se você assar no forno a gás, vire os palitinhos um a um para assar do outro lado.

Dica: Sabe aquela latinha de tomate pelado? É só lavar bem, esterilizar, colocar um guardanapo bonito e usar para servir os palitinhos. Fica um charme!

Patê de ervas: Numa tigela, coloque todos os ingredientes, misturando-os com um mixer até que os temperos se desmanchem e você obtenha um patê homogêneo. Caso você não tenha um mixer, pode usar um liquidificador. Monte seu sanduíche e enfeite com um tomatinho cereja e uma azeitona.

3 Comments

  • Mariana Andrade 21 setembro, 2012 at 17:00

    Camila, onde você comprou os espetinhos dos sanduíches? São tão lindos!!

    Reply
  • elvira m da silva 24 julho, 2014 at 16:48

    gosto destes pates para servir em reuniões de amigos vou fazer e depois eu te falo bjs

    Reply

Leave a Comment

*