recheado com creme de confeiteiro

Sonho

Print Friendly, PDF & Email

Um sonho fresquinho para acompanhar um bom café. A receita de hoje eu aprendi há muitos anos com a minha mãe. Sonho lá em casa além de ser um pãozinho doce para comer no café, também foi muitas vezes fonte renda. Por muito tempo eu e minhas irmãs entregamos em padarias, mercadinhos do bairro e na escola na esquina de casa.

O sonho preparado pela minha mãe sempre fez muito sucesso. Em Cruz Alta o formato do sonho é diferente do convencional. A massa é comprida, quase um cilindro. Eu prefiro este formato, acho mais fácil na hora de comer. Esta semana eu preparei os dois. Escolha o seu favorito e mãos na massa.


sonho recheado com creme de confeiteiro

Você vai precisar:

Massa:

3 colheres de sopa de açúcar

2 gemas

1 ½  colher de sopa de manteiga sem sal

1 ½ colher de sopa de fermento biológico seco

1 colher de sopa de açúcar de baunilha

1 ½ xícara de leite morno

1 pitada de sal

raspas de  limão

noz-moscada ralada

farinha q/b

Creme:

½ litro de leite integral

2 colheres de sopa de amido de milho

2 colheres de sopa de açúcar

4 gemas

1 colher de sopa de essência de baunilha

1 colher de chá de manteiga sem sal

Como fazer:

Massa: Em uma tigela grande, coloque o açúcar, as gemas, o leite, o fermento, o açúcar de baunilha, a manteiga. Com um fouet, mexa bem. Em seguida, acrescente, o sal, as raspas de limão, a noz-moscada ralada e a farinha. Amasse até obter uma massa homogênea e que desgrude das mãos.

Pegue um pedacinho da massa e faça o formato desejado do sonho. Coloque-os em uma forma e cubra com um pano de prato. Deixe crescer por uma hora ou até dobrar de tamanho. Frite-os em óleo não muito quente. Tire da frigideira passe-os no açúcar refinado ou polvilhe açúcar confeiteiro. Acrescente e creme e está pronto.

Creme: Em uma panela média, coloque o leite, as gemas, o amido de milho, a essência de baunilha, o açúcar e a manteiga. Mexa com fouet até obter um creme consistente. Deixe esfriar. Em seguida, coloque o creme dentro de um saco de confeitar. Isso facilita na hora de colocar o creme dentro do sonho.

5 Comments

Leave a Comment

*