sopa de abóbora

Mafalda – a menina que gostava de sopa

Print Friendly, PDF & Email

Minha personagem de quadrinhos preferida é a Mafalda, menina cheia de personalidade criada pelo cartunista argentino Quino nos anos 1960.  Há dez anos, no primeiro dia dos namorados que passei com o Daniel, ganhei um livrão com todas as tirinhas da Mafalda. Tema recorrente, a aversão da menina por sopa tornou-se uma de suas marcas registradas. Para desgosto dela, a receita de hoje é uma sopa de abóboras com gengibre.

Ao contrário da Mafalda, eu não tenho hora, dia ou estação para comer sopa. Sou apaixonada pelo prato, que me traz boas lembranças da minha avó Cecília. Sempre que almoçava na casa dela, eu pedia sopa, no que ela resmungava: “Essa menina não sabe pedir outra coisa, não?”. Quando chego à casa da minha mãe, o primeiro dia é sempre de sopa. E é entre colheradas e taças de vinho que a conversa avança a noite.

Você vai precisar:

400 g abóbora paulista

200 g de abóbora cabotiá

1 batata pequena

1 cebola picada

1 pedaço pequeno de alho poró picado

1 caldo de legumes

azeite de oliva

gengibre ralado (usei mais ou menos 3 cm)

Como fazer:

Numa panela, coloque um fio de azeite e refogue a cebola, o alho poró e o gengibre. Acrescente  um litro e meio de água, o caldo de legumes, as abóboras e a batata. Se precisar, vá colocando mais água até as abóboras e a batata cozinharem bem.  Passe a mistura no liquidificador ou amasse bem até ficar um creme. Sirva com cebolinha picada e torradinhas.

Dica para descascar a cabotiá: é muito difícil tirar a casca dessa abóbora. Para facilitar, cozinhe ela antes por uns 8 minutos.

8 Comments

  • camilanacozinha 30 maio, 2012 at 12:58

    Faz mesmo, Vanessa!! Você e a Verônica vão amar! Coloca pouco gengibre, assim o Márcio vai acostumando. hehehe Bj pra vocês.

    Reply
  • Carine 30 maio, 2012 at 17:38

    Ca, então acho que é de familia, pois eu tbm amo sopas, não tem dia, não tem hora,pra mim sopa é sempre benvinda!!!!!!! Vou experimentar essa ai, vou fazer e depois te conto!!!!
    Beijos

    Reply
  • Elisa Perfeito 31 maio, 2012 at 2:15

    Ai amiga, sopa é a minha perdição! Pode estar 40 graus lá fora, mas eu fico beeeem feliz com uma sopinha!!

    Reply
  • Michele de Almeida de Jesus 31 maio, 2012 at 13:10

    Camila verdade, que saudades da vó Cecília…
    Lembra das férias escolares??? eram duas a encomodar a vó Cecília para fazer sopa… hummmmmmmm eu amo sopa tb, não importa a epoca kkk
    bjs prima

    Reply
    • camilanacozinha 31 maio, 2012 at 13:39

      Sim, Michele! Lembrei muito de nós duas pedindo sopa pra ela. Ela sempre dava uma resmungada.. e chamava a gente de Coió!! hehehehe
      Bjão

      Reply
  • Lia 1 junho, 2012 at 11:29

    Aiiii qta saudade da vó Cecilia….Parabéns priiima teu blog ta mara… bjãoo

    Reply
  • Sopa cremosa de cogumelo | Camila na Cozinha 16 maio, 2014 at 14:26

    […] Além das receitas publicadas esta semana, o blog tem outras sopas: sopa de feijão, sopa de batata baroa, sopa de ervilha com hortelã e sopa de abóbora com gengibre. […]

    Reply

Leave a Comment

*