torta de maça

Torta de maçã

Print Friendly, PDF & Email

A segunda-feira por aqui começou com uma torta de maçã e um suave perfume de canela pela casa. Maçã, limão, canela e açúcar uma combinação que eu adoro! No sábado, preparei umas empadinhas de camarão e sobrou a metade da massa. Guardei a sobra na geladeira e hoje cedo já estava no forno. Essa massa é a básica de empadão, torta de maçã, quiches

Para as tortas salgadas coloco apenas uma pitada de sal. Quando eu preparo essa massa para tortas doces, acrescento uma colher de chá de açúcar. A receita abaixo, dependendo da espessura da massa, rende até duas formas de 22 cm.

Para esta torta de maçã usei um prato de 16 cm.

Torta-de-maçã

Você vai precisar:

3 xícaras de farinha de trigo

200 g de manteiga ou margarina culinária

1 gema

½ copo americano de água gelada

1 pitada de sal

1 colher de chá de açúcar (para torta doce)

1 gema para pincelar

Recheio:

4 maçãs pequenas

suco de 2 limões

1 ½ colher de sopa de açúcar

1 colher de chá de canela

1 colher de chá de farinha de rosca

Como fazer:

Torta-de-maçaRecheio: Descasque as maçãs e pique-as em pedaços pequenos. Acrescente o açúcar, o limão e a canela. Mexa bem e reserve.

Massa: Em uma tigela, coloque a farinha, a manteiga cortada em cubos, a gema, a água gelada, a pitada de sal e o açúcar. Misture bem até obter uma massa homogênea. Deixe descansar na geladeira por uma hora. Em seguida, abra uma parte da massa com um rolo e cubra o fundo e os lados de um prato.

Polvilhe a farinha de rosca e coloque o recheio. Faça tiras com a outra parte da massa e cubra a torta. Pincele a gema em cima da massa. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por 40 minutos.

 

1 Comment

Leave a Comment

*