torta de ricota com alho-poro

Torta de ricota com alho-poró

Print Friendly, PDF & Email

Tortinha fácil, leve e saborosa. Ontem preparei uma torta com ricota e alho-poró. Essa receita é ótima para servir no jantar com uma salada de acompanhamento. Já preparei essa receita sem a massa, apenas com o recheio, fica ótima também. O importante é temperar bem a ricota. Se preferir, troque a ricota por queijo cottage, minas ou quark.

Dica: para melhor desenformar a torta, use uma forma de fundo removível.

torta-de-ricota-alho-poro

Você vai precisar:

Massa:

150 g de manteiga bem gelada

2 xícaras de farinha de trigo

4 colheres de sopa água gelada

Recheio: 

400 g de ricota fresca

1 xícara de leite

4 ovos

1 talo de alho-poró cortado em rodelas

1 punhado de salsinha picada

1 colher de sopa de azeite

noz-moscada ralada

sal

pimenta do reino

Massa: Em uma tigela, coloque a manteiga e a farinha. Misture com a ponta dos dedos. Acrescente a água gelada e delicadamente misture até conseguir formar uma bola com a massa. Essa massa precisa ser muito trabalhada, é bommanteiga, ricota, ovos, leite, massa de torta que fique uns pedacinhos de manteiga. Isso faz com que a massa fique mais crocante. Coloque em um saco plástico e leve para geladeira por 30 minutos. Abra a massa e cubra a o fundo e as laterais da forma. Com um garfo, faça furinhos no fundo da massa. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por 25 minutos. Retire do forno e acrescente o recheio. Volte ao forno por mais 30 minutos.

Recheio: Um uma tigela, coloque a ricota e aperte com um garfo até ficar toda esfarelada. Tempere com sal e pimenta. Em seguida, coloque o alho-poró, os ovos, o leite, o azeite e a noz-moscada. Misture bem. Por último acrescente a salsinha. 

1 Comment

Leave a Comment

*