Continuando com as receitas das comidinhas que preparei para alguns amigos no sábado passado, hoje vou compartilhar o patê de ervas e os palitinhos de queijo. O patezinho é muito simples, mas o sabor é incrível. No início eu usava apenas ricota e manjericão. Com o tempo, fui acrescentando mais temperos e melhorando a receita. Acho que ele já está na sua versão perfeita, sem precisar tirar ou acrescentar nada. Esse patezinho de ervas é perfeito para comer com pães, torradas e barquetes.
O palitinho de queijo é mais uma das receitas que eu aprendi com a Paula. Comidinha indispensável nas festas da casa dela desde sempre, o palitinho de queijo também virou um sucesso na casa da minha mãe. A receita é bem simples. Sempre assei os palitinhos no forno elétrico, mas nesse sábado eu usei o forno a gás – e descobri que nele a receita dá um pouco mais de trabalho.
No forno elétrico, você consegue controlar a temperatura de baixo e de cima, assando as duas partes por igual. No forno a gás, você precisa virar os palitinhos um a um, caso contrário ele queima na parte de baixo e fica branco em cima. Se você tiver forno elétrico, perfeito.
Mas se o seu forno for a gás, não precisa desanimar. Você terá um pouco mais de trabalho, mas valerá a pena.
Você vai precisar:
Palitinhos de queijo
250 de queijo ralado
400 g de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
água gelada (o suficiente para dar consistência à massa)
Patê de ervas
200 g de ricota
2 colheres de sopa de maionese
2 dentes de alho
manjericão a gosto
salsinha a gosto
cebolinha a gosto
sal a gosto
Como fazer:
Palitinhos de queijo: Numa tigela, coloque a farinha, o queijo ralado e a manteiga. Com a ponta dos dedos, amasse-os até conseguir uma consistência de farofa. Acrescente a água gelada aos poucos, até obter uma massa homogênea.
Estique a massa e corte-a em tiras finas. Numa forma, coloque as tirinhas separadamente, de modo que elas não grudem umas nas outras. Leve ao forno até que elas ficarem douradas.
Se você assar no forno a gás, vire os palitinhos um a um para assar do outro lado.
Dica: Sabe aquela latinha de tomate pelado? É só lavar bem, esterilizar, colocar um guardanapo bonito e usar para servir os palitinhos. Fica um charme!
Patê de ervas: Numa tigela, coloque todos os ingredientes, misturando-os com um mixer até que os temperos se desmanchem e você obtenha um patê homogêneo. Caso você não tenha um mixer, pode usar um liquidificador. Monte seu sanduíche e enfeite com um tomatinho cereja e uma azeitona.
Camila, onde você comprou os espetinhos dos sanduíches? São tão lindos!!
Oi, Mari!
Comprei no La Palma, na 404 norte.
Bjs
gosto destes pates para servir em reuniões de amigos vou fazer e depois eu te falo bjs