Quibe assado e sem carne. Ontem pela primeira vez fiz um quibe de atum. Quibe vem da palavra kubbeh que em árabe significa bola. Nas noites árabes preparadas pela Paula, aproveito o tabule, o homus, a babaganuche e a coalhada. A partir de agora vou incluir o meu quibe de atum. O atum deixa uma consistência ótima para trabalhar, dá para fazê-lo frito também. Caprichei no punhado de hortelã, ficou sensacional!
Você vai precisar:
1 lata de atum
½ xícara de trigo para quibe
½ xícara de água quente
½ cebola picada
1 dente de alho picado
1 colher de pimenta síria
1 punhado de hortelã picada
azeite de oliva
sal
Como fazer:
Em uma tigela, coloque o trigo para quibe e acrescente a água quente. Deixe descansar por 10 minutos. Escorra o atum em uma peneira para tirar o excesso de líquido. Em seguida, misture o trigo com o atum e acrescente a cebola, o alho e a hortelã. Tempere com pimenta síria e sal.
Cubra o fundo de um prato refratário com azeite de oliva e coloque o quibe no prato. Com uma faca faça riscos na diagonal em cima do quibe. Leve ao forno preaquecido por 25 minutos. Antes de servi-lo, regue com um pouco de azeite.
Dica: Usando a mesma medida de trigo e água quente, o trigo não fica com excesso de água.
[…] de molho pesto que sobrou do jantar de ontem para fazer o almoço. Além das batatinhas, fiz arroz, quibe de atum e um lagarto […]
Descobri muitas coisas gostosas e amei esta receita e fiz e ficou uma delicia
Oi, Cirlene! Tudo bem?
Que bom que você gostou. Eu também adoro essa receita, sempre faço.
Beijos 🙂