Certa vez, Rubem Braga foi assistir a um show de seu velho amigo Vinicius de Moraes. A folhas tantas, Vinicius suspirou no palco: “Ah, a melhor coisa do mundo é comer um papo de anjo ao lado da mulher amada”. Na plateia, Rubem saiu de um silêncio que já durava horas e resmungou para sua acompanhante: “Está gagá. Muito melhor é comer a mulher amada ao lado de um papo de anjo”. Ela é carioca – Ruy Castro.
Para homenagear o meu poetinha neste dia que estaria completando 100 anos, preparei papos de anjo. Um dos seus doces favoritos, Vinicius sempre deixou claro em seus textos o quanto gostava de papos de anjo. Segundo o livro Pois sou um bom cozinheiro, que é de onde vem a receita de hoje, Toquinho conta o plano de suicídio que Vinicius teve quando recebeu o diagnóstico que estaria com diabete: encher uma banheira de água morna e munir-se de um vasto estoque de papos de anjo, que seriam comidos um a um, de papo pro ar, incontáveis docinhos, até o fim em puro êxtase de gemas e açúcar.
Minha paixão pelo Vininha começou quando eu ainda era criança. Lembro até hoje do livro que eu lia e relia o texto A casa. Mais tarde eu conheci a música que seria a minha preferida da vida, chega de saudade.
Na última semana eu preparei uma festinha em homenagem ao Vinicius aqui em casa. O cardápio neste dia foi pastelzinho de carne e de doce de leite. E também fui ao um show do Quarteto em Cy com a Georgiana de Moraes. O show foi simplesmente maravilhoso e emocionante.
Vinicius minha paixão antiga e para sempre!
Você vai precisar:
Calda:
3 xícaras de água
3 xícaras de açúcar
Papos:
12 gemas peneiradas
1 colher de sopa de farinha de trigo
manteiga para untar as forminhas
Como fazer:
Calda: Em uma panela de fundo grosso, coloque a água e o açúcar. Leve ao fogo médio por 30 minutos. Reserve.
Papos de anjo: Na batedeira, bata as gemas aproximadamente seis minutos ou até ficarem bem branquinhas. Em seguida, acrescente a farinha e bata mais dois minutos. Enquanto isso preaqueça o forno a 180 graus e unte 20 formas para empada.
Despeje as gemas batidas preenchendo a metade de cada forminha. Coloque-as em uma forma e acrescente um dedo água quente no fundo da assadeira para o banho-maria. Em seguida, leve ao forno por mais ou menos cinco minutos ou até que os docinhos cresçam e fiquem firmes.
Desligue o forno e deixe a porta aberta por cinco minutos antes de retirá-los. Coloque-os na calda quente ou morna e conserve-os em uma compoteira.
No Comments