Aproveitei as amoras que colhi ontem na rua e prepararei uns brioches recheados. Aqui na quadra, em frente ao prédio, tem muitas árvores frutíferas: mangueira, goiabeira, abacateiro e amoreira. É um verdadeiro pomar e as frutas são lindas! Aqui em Brasília, além das frutas pelas ruas, tem muitas flores também.
A receita de hoje é do mesmo livro da baguete de poolish, que preparei outro dia. Este livro é excelente! Todas as receitas que eu preparei ficaram ótimas. E esse foi sem dúvida o melhor brioche que eu já comi.
Você vai precisar:
250 g de farinha de trigo
¾ de colher de chá de sal
30 g de açúcar
10 g de fermento biológico seco
60 ml de leite levemente aquecido
2 ovos
100 g de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo batido para pincelar
1 xícara de amora
1 colher de sopa de açúcar
Como fazer:
Lave as amoras e escorra o bem excesso de água. Acrescente uma colher de açúcar e reserve. Em uma tigela, misture a farinha, o sal e o açúcar. Esta é a mistura seca. Em outra tigela, coloque os ovos levemente batidos, o leite e o fermento. Esta é a mistura líquida. Adicione a mistura seca à líquida. Misture bem até obter uma massa homogênea. Ela ficará um pouco pegajosa. Cubra a massa e deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, sove a massa por 10 segundos (da mesma maneira sovei a baguete). Cubra e deixe descansar por mais 10 minutos. Sove a massa mais uma vez. Deixe descansar por mais 10 minutos. Em seguida, acrescente pequenos pedaços de manteiga na massa. Sove-a novamente para incorporar a manteiga. Cubra a massa e leve à geladeira por uma hora. Em seguida, coloque a massa em uma superfície lisa e enfarinhada. Dê soquinhos para retirar o ar. Divida a massa em seis pedaços. Para cada pedaço de massa, use uma colher de sobremesa de amora para rechear. Coloque os brioches em uma forma untada. Cubra-os com um pano e deixe descansar por uma hora. Cerca de 20 minutos antes de assar, preaqueça o forno a 220 graus. Quando a massa terminar de crescer, pincele-a bem com o ovo batido. Leve ao forno por 20 minutos.
No Comments