No final do ano passado, ganhei do Daniel o livro Quem colocou o filé no Wellington, de James Winter. De nome engraçado, o livro é muito bom. Ele traz 50 receitas clássicas e conta quem as inventou, quando e por quê. A primeira receita que me chamou a atenção foi a salada Waldorf. Homenageada em uma canção de Cole Porter, You’re the top, esta salada foi criada por Oscar Tschirky, maitrê do famoso hotel Waldorf, em Nova York. Segundo o livro, este é o prato que melhor representa o espírito nova-iorquino.
Os ingredientes são muito simples, mas a mistura de todos torna a salada chique e com um sabor sensacional. Na receita original de Oscar, a salada não levava nozes. Winter conta que esse ingrediente pode ter sido acrescentado por George Rector, proprietário do restaurante que levava o seu nome.
Queria ter preparado a receita com alface baby romana, mas não a encontrei, então usei alface americana. Mas o importante é que ela esteja firme e crocante. Também troquei cerefólio fresco por salsinha fresca.
Você vai precisar:
4 talos de salsão picados
50 g de nozes picadas
2 maçãs-verdes descascadas e picadas
1 maço de folha de alface crocante
85 g de uvas pretas ou brancas sem sementes cortadas ao meio
pimenta do reino moída na hora
salsinha picada
Molho:
1 dente de alho
½ colher de chá de sal
3 colheres de sopa de maionese
1 colher de sopa de iogurte natural
Como fazer:
Em um pilão, amasse o alho com o sal. Acrescente a maionese, o iogurte e misture bem. Em uma tigela, coloque o salsão, as nozes e a maçã. Em seguida, coloque o molho na tigela e misture tudo, cuidando para cobrir todos os ingredientes. Tempere com pimenta do reino. Sirva sobre as folhas de alface. Por último, coloque a salsinha picada e enfeite com as uvas.
Muito boa esa salada
.