Demorei para escrever este post. Queria contar muitas coisas, mas achei melhor reduzir. Desde o primeiro post até hoje eu escrevo ouvindo a música La redécouverte, de Yann Tiersen. Trilha sonora do filme O fabuloso destino de Amélie Poulain, essa música é a companheira de todas as linhas escritas aqui. Sempre tive dificuldade para escrever, acho muito difícil. Prefiro falar, desenhar, atuar, cozinhar…
Há dois anos eu ganhei o livro Jantares de Cinema, de Becky Thorn. O livro traz algumas das receitas mais famosas do cinema. E, claro, não poderia faltar o crème brûlée de Amélie Poulain. Adaptei a receita e o resultado foi um doce macio, delicado e com uma crosta perfeita para ser quebrada.
A receita é fácil, o doce é ótimo e a música é fabulosa. Então, é só ligar o som e correr para cozinha.
Você vai precisar:
500 ml de creme de leite
5 gemas peneiradas
65 g de açúcar refinado
1 fava de baunilha
açúcar cristal ou demerara
Como fazer:
Preaqueça o forno a 160 graus. Abra a fava de baunilha no sentido do comprimento e com a ponta de uma faca, retire as sementes. Em uma panela, coloque o creme de leite, a fava aberta e as sementes. Leve ao fogo baixo para cozinhar. Quando começar a ferver, retire do fogo.
Descarte a fava. Na batedeira, bata as gemas com o açúcar refinado até obter um creme fofo e claro. Adicione o creme de leite às gemas e misture bem. Volte ao fogo para engrossar. Antes de começar a ferver, retire do fogo.
Passe em uma peneira e coloque o creme em pratinhos individuais. Leve ao forno e deixe assar em banho-maria por cerca de 30 minutos. A água que você usar para o banho-maria, deve estar quente.
Retire do forno, deixe esfriar e coloque-os na geladeira por no mínimo quatro horas. Antes de servir, espalhe uma camada de açúcar cristal ou demerara e queime-o com o maçarico.
Delicia Camila! A receita e a trilha, eu e Nando adoramos os dois! Comemos num café quando estávamos viajando, muito bom, existe algo que possa substituir o maçarico? Adoro suas receitas e suas fotos beijão 🙂
Oi, Rafa!!
Que maravilha!! Fico muito feliz que você curti o blog. Obrigadão!!
Eu sempre fiz com maçarico, mas já ouvi dizer que dá para esquentar uma colher no fogo e encostar no açúcar. Mas eu nunca tentei…
Beijão pra vocês dois. 🙂
Olá Camila! Eu adoro Crème Brûlée, mas nunca me arrisquei em fazer! Uma amiga substituir o maçarico por uma colher quente mas ela me contou que não deu muito certo, acho que me animei em fazer.
Bjos
http://brigadeiroealecrim.wordpress.com/
Oi, Deisy.
Pois é…já ouvi falar esse truque da colher, mas nunca tentei. Sempre usei o maçarico mesmo.
Faz e depois me conta como ficou. 🙂
Bjs
Camila, em Brasília você acha as favas aonde?
Bjos
Oi, Natália. Tudo bem?
Eu sempre compro no La Palma na CLN 404 Bl- D e no Empório Malunga na CLN 315 bl- E.
Já vi também no pão de açúcar na 509 norte.
Beijos
Camila
Obrigada!!! Parabéns pelas receitas!
Bjoss