Estou de volta depois de um ano sem aparecer por aqui. Nos últimos meses, até parei algumas vezes para escrever, mas os textos acabavam se transformando em pequenos posts no Instagram. Quem me segue por lá sabe que rolaram algumas receitas e muitas fotos nesse último ano.
Em julho, acabei o meu curso de gastronomia. Ufa! Foi um semestre de correria, de muitos trabalhos e da bendita monografia, mas no final deu tudo certo. Fiz um trabalho final falando de um tema com o qual me identifico e gosto muito: a cozinha tradicional da Ilha de Santa Catarina.
Apesar de ter morado 11 anos em Floripa e de visitar a cidade pelo menos duas vezes por ano, confesso que conhecia pouco a história gastronômica da Ilha. Durante a pesquisa, comi algumas coisas que nunca tinha experimentado: tainha no feijão, café e melado, ambos com farinha de mandioca. Só gostei mesmo da farinha de mandioca com melado. 🙂
Nas próximas semanas, vou publicar algumas receitas que preparei no último ano, mas não faltarão também novas experiências. A receita de hoje veio do aniversário do João, filho da minha amiga Cora. Além do bolo e de alguns docinhos para a festa, a Cora me pediu para preparar duas receitas especialmente para bebês: uma barrinha de banana assada e um bolo de banana com aveia.
Sucesso não só com a criançada, o bolinho também conquistou o meu coração de boleira – se pudesse, comeria bolo todos os dias.
O problema é que eu não sei comer apenas uma fatia, e não é sempre que posso me dar ao luxo de devorar um bolo de chocolate com laranja.
Pouco calórico, já que não leva açúcar nem farinha trigo, o bolinho de banana acabou caindo como uma luva no meu café da tarde.
Foi a Cora quem me passou a receita, de autoria desconhecida, compartilhada em um grupo de mães, eu apenas alterei algumas medidas. O bolinho pode ser feito com banana prata ou nanica (esta última deixa ele mais doce), farinha de aveia ou flocos finos. A uva-passa pode ser substituída por ameixa seca, mas também pode-se usar uma mistura das duas.
Você vai precisar
4 bananas (prata ou nanica) bem maduras
½ xícara de óleo (girassol, coco, milho ou soja)
1 xícara de uva-passa escura
3 ovos
2 xícaras de farinha aveia
canela em pó a gosto
1 colher de sopa de fermento químico
Como fazer:
No liquidificador, bata as bananas, a uva-passa, os ovos, o óleo e a canela, até obter uma mistura homogênea. Em seguida, coloque a mistura em um bowl e acrescente a farinha de aveia e o fermento. Misture bem. Coloque a massa em uma assadeira untada e enfarinhada com um pouco de farinha de aveia. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 30 minutos.
Se usar forna de silicone, não precisa untar. Se fizer os bolinhos individuais como os que eu fiz, pode assar em forno mais forte – 200 graus.
Esse bolinho pode ser congelado. Dura 3 meses no freezer.
No Comments