Empadão goiano: quem já comeu? Eu não o conhecia até vir morar em Brasília. A origem desse prato vem da Cidade de Goiás ou Goiás Velho, como também é chamada. Prato típico em todo o Estado de Goiás e também em Brasília, o empadão é uma torta salgada feita com uma massa deliciosa e com uma variedade grande de ingredientes no recheio. A massa é leve e o recheio é cremoso, bem suculento.
A receita que compartilho hoje foi a que eu aprendi na faculdade. Se preferir pode acrescentar ao recheio o pequi e a guariroba. O que vai ficar difícil de explicar é como se fazem as dobras para fechar o empadão.
Treinei muito para prova de cozinha brasileira, mas confesso que acho bem difícil deixar as dobras em tamanhos uniformes e rentes à forma. Seja com dobras ou sem, o importante é preparar essa delícia!
Você vai precisar:
Massa:
500 g de farinha de trigo
50 g de banha de porco
1 ovo
10 g de fermento químico
sal a gosto
água q/b
Recheio:
300 g de peito de frango
150 g de linguiça defumada
150 g de lombo de porco
1 cebola
3 dentes de alho
1 pimentão verde
½ xícara de milho
50 g de azeitona verde
1 colher de sopa de polpa ou extrato de tomate
2 tomates sem sementes
100 g de queijo minas padrão
1 colher de sopa de amido de milho
½ colher de chá de açafrão da terra
salsa e cebolinha
azeite de oliva
sal
gema para pincelar
Como fazer:
Massa: Em uma panela pequena, coloque 150 ml de água e a banha. Leve ao fogo até que a banha derreta, mas não deixe ferver. Em um bowl, coloque a farinha, o sal, o fermento, o ovo e a água com a banha. Vá colocando mais água aos poucos até obter uma massa lisa e homogênea. Deixe descansar na geladeira por 30 minutos.
Recheio: Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite de oliva e refogue o lombo de porco, a linguiça e o peito de frango. Acrescente a cebola, o alho, a azeitona, os tomates e o pimentão picados. Em seguida, coloque o milho, o extrato de tomate, o açafrão e o amido de milho dissolvido em um pouco de fundo ou água.
Cozinhe até que as carnes fiquem macias. Finalize com salsa, cebolinha e queijo minas picados. Abra a massa em dois discos. Com um dos discos, cubra o fundo de uma forma, de preferência com fundo removível, coloque o recheio e cubra com o outro disco.
Pincele a massa com gema e leve para assar em forno preaquecido a 180 graus por 30 minutos ou até que fique levemente dourado.
[…] boa de trabalhar, a massa fica saborosa e com uma textura incrível, ela é parecida com a massa do empadão goiano que já postei aqui no […]
[…] boa de trabalhar, a massa fica saborosa e com uma textura incrível, ela é parecida com a massa do empadão goiano que já postei aqui no […]
O fermento e o de bolo ou de pães?
Oi, Aline. É fermento químico, pra bolo. Royal. 🙂