Batata duchesse

Batata duchesse

Batata duchesse para estrear meu livro! Hoje, vou compartilhar com vocês um presente que ganhei na última semana. Um livro de peso, sim porque ele pesa quase 5 kg e tem 1236 páginas só com dicas, técnicas e receitas. O livro é Chef profissional, do Instituto Americano de Culinária, que fala sobre ingredientes, nutrição, equipamentos e receitas das Américas, da Ásia e da Europa.  É o tipo de livro que ensina do básico ao sofisticado.

Comprei até um banquinho especialmente para servir de suporte, pois a minha estante não iria aguentá-lo. A primeira receita em que bati o olho foi a de batata duchesse. Com uma massa super simples de preparar, ela só exige um pouco de paciência para acertar o formato.

Batata duchesse

Para dar um toque especial na receita do livro, resolvi preparar uma manteiga com manjericão. Desde que as descobri, as manteigas temperadas tornaram-se presença constante na minha cozinha. Seja com manjericão, sálvia, salsa ou tomilho, o resultado é sempre uma loucura. Ela é perfeita para temperar pratos e compor entradinhas, sem falar na maravilha que é passá-la naquele pãozinho recém-chegado da padaria. Mesmo agora, enquanto escrevo, não resisti e tive que me levantar para preparar umas torradinhas. Nesta receita, usei a manteiga com manjericão para preparar o purê de batatas.

Batata Duchesse

Você vai precisar:

3 batatas cozidas

1 colher de sobremesa de manteiga em temperatura ambiente.

50 a 100 ml leite

sal a gosto

Como fazer:

Aqueça o leite até que ele fique numa temperatura próxima da fervura. Cozinhe as batatas com casca até ficaremlivro chef profissional macias. Descasque e amasse as batatas ainda quentes.  Acrescente a manteiga e o leite, misturando com uma colher ou na batedeira. É importante não mexer muito, de modo que a batata não solte amido demais.

O excesso de amido deixa o purê com uma consistência pesada e viscosa. Molde as batatas com um saco de confeitar diretamente numa assadeira coberta com papel manteiga. Leve ao forno preaquecido até ficarem douradas.

Manteiga com manjericão:

250 g de manteiga em temperatura ambiente

um punhado de manjericão (somente as folhas)

Coloque os ingredientes em um mixer ou num pilão, misturando até o manjericão desmanchar. A manteiga fica verdinha, com uns pedacinhos pequenos de manjericão. Guarde na geladeira.

4 Comments

  • Carine 6 junho, 2012 at 10:06

    Hummmm que delicia!!!! Adorei a receita facil e gostosa, imaginei servida com medalhoes de filé e uma saladinha de folhas verdes! Vou fazer!
    Beijos

    Reply
  • cristiane 1 agosto, 2012 at 8:46

    As batatas duchesse, ficam boas servidas com o que?
    Aguardo reposta e obrigado.

    Reply
    • camilanacozinha 1 agosto, 2012 at 12:17

      Oi, Cristiane.
      É legal você servir com uma carne e salada.
      Bj

      Reply
  • Ravióli recheado com damasco e camembert | Camila na Cozinha 3 setembro, 2014 at 20:59

    […] damasco. Finalizei o prato na frigideira com manteiga de ervas. Já falei dessa manteiga temperada aqui no blog. Você pode usar apenas uma ou um mix de ervas frescas. Fica […]

    Reply

Leave a Comment