Salmão com crosta de ervas para um dia romântico! Estou viciada nos vídeos do programa do Olivier Anquier. Assisti a um episódio gravado em Paris, na casa do irmão dele, Pierre, chef de cozinha e dono de um restaurante. Pierre fez um cordeiro com crosta de ervas acompanhado por uma batata que foi cozida, amassada e frita. Adorei a ideia da crosta de ervas.
Nesta semana, dia dos namorados, resolvi fazer a receita, substituindo o cordeiro por salmão. Para acompanhar, preparei também um molho de manga. Ficou maravilhoso!
Você vai precisar:
500 g de salmão fresco
2 fatias de pão de forma torradas
um punhado de manjericão
um punhado de cebolinha
um punhado de salsinha
tomilho a gosto
1 ovo
60 g de manteiga
azeite de oliva
2 batatas
sal e pimenta a gosto
Molho de manga:
1 manga descascada e picada
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de Karo
azeite de oliva
Como fazer:
Salmão:
Triture em um processador ou liquidificador as fatias torradas de pão, o manjericão, a cebolinha, a salsa e o tomilho. Coloque o ovo numa tigela, acrescente sal e pimenta a gosto e bata até misturar bem. Tempere o salmão com sal e pimenta. Depois, mergulhe-o no ovo batido.
Deixe escorrer o excesso e passe na farofa de pão com ervas para empanar. Numa frigideira, coloque 40 g de manteiga e um pouco de azeite de oliva – o azeite impedirá que a manteiga queime. Quando a manteiga estiver bem quente, coloque o salmão. Deixe dourar a parte de baixo e vire para fritar a outra parte. É importante que o salmão seja fresco, pois o ideal é que ele fique mal passado.
Batata:
Cozinhe as batatas com casca até ficarem macias. Descasque-as ainda quentes. Deixe as batatas em cima de uma superfície lisa e coloque uma tábua de carne em cima delas. Aperte a tábua para baixo, amassando as batatas. Numa frigideira, coloque 20 g de manteiga com um pouquinho de azeite de oliva.
Espere esquentar bem e coloque as batatas, salpicando um pouco de sal e pimenta por cima. Frite até dourar. As batatas devem ficar crocantes por fora e macias por dentro.
Molho de manga:
Coloque a manga, o azeite, o karo e o açúcar em um mixer ou liquificador e bata até misturar bem. Leve ao fogo por 4 minutos. Usei o molho quente, mas ele também pode ser servido frio.
Demais!!!! Deve ter ficado otimo!!!
Beijos
Oi, Cá!
Ficou mesmo, uma delícia!
Bj
Oi Camila, primeiramente parabéns pelo blog. Está super bacana! É a primeira vez que comento, mas já tinha visto algumas postagens. Está cada receita mais suculenta que a outra. Rss. Dá vontade de experimentar tuuudo! Sem falar que fico saboreando com os olhos cada foto e me divertindo com cada história. Fiquei imaginado o cheirinho bom de pão fresquinho, feito em casa, e quase tive a pontadinha de dor de cabeça, que sempre sinto com o aroma de coentro. Sigo acompanhando e com a expectativa de novas receitas e histórias 😉
Beijos,
Angélica.
Obrigada, Angélica!
Que bom que você está gostando.
Logo mais vou postar nosso super almoço. 🙂
Beijos