Olha só o que eu me aventurei a fazer: baguetes. Comprei um livro maravilhoso chamado Pães de Emmanuel Hadjandreou. O livro traz receitas de pães doces e salgados, focaccias, pizza e brioches. Tem uma introdução ótima sobre farinhas, fermentos e o passo a passo de como sovar a massa.
Livro indispensável para quem gosta de fazer pães. Preparei o fermento ontem e deixei descansando durante a noite. Hoje acordei cedo para me dedicar as minhas baguetes. Fiz exatamente como mandava a receita. Só alterei o tempo em que ficou no forno. No livro diz de 10 a 15 minutos, eu deixei 35.
Essa receita parece complicada, mas não é. O mais importante é ter paciência, porque ela demora para ficar pronta. Mas vale o tempo esperado. O pão fica maravilhoso! Comi ainda quentinho com azeite de oliva por cima.
Baguete crescendo no pano de linho.
Baguetes prontas para irem ao forno.
Você vai precisar:
Para o poolish
½ colher de chá de fermento biológico seco
125 ml de água morna
125 g de farinha de trigo para pães
Para a massa:
½ colher de chá de fermento biológico seco
300 g de farinha de trigo para pães
1 colher de chá de sal
140 ml de água morna
Como fazer:
Preparar o poolish: Em uma tigela grande, coloque o fermento e adicione a água morna. Misture até dissolver. Acrescente a farinha e mexa com uma colher de bambu ou de pau até obter uma massa lisa. Cubra a tigela com um pano limpo e deixe fermentando durante a noite em temperatura ambiente.
Preparando a massa: No dia seguinte, misture 300 g de farinha, a colher de sal e reserve. Em outra tigela, coloque o fermento e 140 ml de água, mexa até dissolver. Misture o fermento dissolvido no poolish. Acrescente a farinha e amasse com as mãos até obter uma massa homogênea.
Cubra com um pano e deixe descansar por 10 minutos. Após esse tempo, sove a massa.
A sova: Puxe um pedaço da lateral e pressione para o centro da massa. Gire um pouco a tigela e faça o mesmo movimento por oito vezes (conforme a foto ao lado). Essa sova leva mais ou menos 10 segundos. Repita o descanso de 10 minutos mais a sova por duas vezes.
Terminando com a sova. Em seguida, cubra a massa e deixe descansar por uma hora. Após o descanso, coloque a massa em uma superfície enfarinhada e de uns soquinhos no meio da massa para retirar o ar. Divida em três pedaços iguais.
Enrole a massa com as mãos até obter uma baguete do comprimento desejado. Coloque as baguetes em um pano de linho ou pano de prato e deixe crescer por uma hora. Com uma faca, faça pequenos talhos ao longo do pão. Cerca de 20 minutos antes de assar, preaqueça o forno a 250 graus.
Coloque uma assadeira na parte inferior. Quando for colocar o pão para assar, encha a assadeira inferior com água. Asse as baguetes até ficarem bem douradas.
Nossa fiquei sonhando com essa baquete quentinha com má manteiga derretendo hummmmmm!
A foto do pão com o azeite de oliva ficou divina!
Bjs
[…] receita de hoje é do mesmo livro da baguete de poolish que preparei outro dia. Este livro é excelente! Todas as receitas que eu preparei ficaram ótimas. […]
devo assar o pão a 250º?
Isso mesmo, Cristiano. 250 graus.
Interessante o post.
Esse livro é muito bom! Vale a pena!