Para fechar a semana, uma receita daquelas de derreter o coração de qualquer chocólatra: a do brownie perfeito! Craquelado por cima e úmido por dentro, quem resiste? A receita de hoje eu aprendi num vídeo da Dani Noce e alterei bem de leve as medidas dos ingredientes.
De preparação fácil, o brownie é um bolo típico americano que leva uma grande quantidade de chocolate e que não fica fofo. Alguns livros contam que a receita nasceu quando uma cozinheira esqueceu de colocar o fermento ao preparar um bolo de chocolate.
Para não o desperdiçar os ingredientes, ela cortou os quadrados e serviu dizendo que tinha preparado uma nova receita. Se é verdade eu não sei, mas que é uma delícia, isso eu posso garantir.
Assei o brownie em uma forma de 38 cm x 26 cm. Durou três dias aqui em casa e ele não ficou seco. Usei macadâmia, mas você pode usar qualquer castanha que tiver. Abaixo algumas dicas que eu acho importante na hora do preparo.
Dicas importantes: usar o açúcar mascavo, vai deixar o brownie mais úmido. Não bater muito a massa depois da adição dos ovos. Se bater demais, os ovos vão aerar e o brownie ficará um bolo fofo.
É bom tostar levemente a castanha na frigideira antes de colocá-la na massa. Isso faz com ela solte os óleos, acentuando o sabor e tirando o cheiro e gosto de ranço que talvez possa ter.
Você vai precisar:
300 g de manteiga sem sal
300 g de chocolate amargo ou meio amargo
500 g de açúcar mascavo
7 ovos
100 g de cacau em pó
100 g de farinha de trigo
1 pitada de sal
50 g de macadâmia picada e levemente tostada na frigideira
Como fazer:
Derreta o chocolate junto com a manteiga em banho-maria. Quando estiver homogêneo, adicione o açúcar mascavo e mexa até misturar. Retire do banho-maria. Em seguida, acrescente os ovos um a um e bata só até misturar. Coloque a farinha, o cacau e o sal peneirados.
Misture até obter uma massa homogênea. Por último, adicione a macadâmia. Coloque a massa coberta com papel manteiga na forma untada. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por 40 minutos. Deixe esfriar bem para poder cortar os quadradinhos. Se preferir, pode colocá-lo na geladeira.
O brownie – que deriva de marrom – tambem e caracterizado pelo interior umido e a parte externa mais seca, geralmente craquelada. Maximo Kopp Neto, do Brownie do Max; Ana Cecilia Almeida e Maria Eduarda Caron, da Cakes 4 You, e a youtuber Marina Bibas dao algumas dicas para fazer o brownie perfeito.