Um pão caseiro fresquinho é sempre uma ótima opção para preparar entradinhas e, de quebra, perfumar a casa. Na semana passada, nossa amiga Cora veio jantar aqui em casa. Como o dia estava muito quente, queria preparar alguma coisa que não precisasse ficar muito tempo no fogão.
Aproveitei que tinha comprado umas forminhas pequenas de porcelana e resolvi fazer uns pãezinhos. Mas qual receita fazer? Não levo muito jeito para preparar pães, culpa da minha antiga mania de calcular medidas no olho. Lembrei, então, do pão de cebola que eu comia quando morava em Cruz Alta, feito pela tia Marilene.
Fazia muitos anos que eu não comia esse pão. E, só de pensar nele, eu conseguia sentir o gosto. Escolhido o pão de cebola, resolvi testar também uma receita ciabatta, retirada do livro 200 receitas de pães tentadores. O cardápio da noite: pães com patezinhos. Hoje, vou compartilhar as receitas dos pães; amanhã, dos patês.
Você vai precisar:
Pão de cebola:
2 ovos
1 cebola média
1 colher de sopa de açúcar
1 caldo de legumes
1 copo de leite morno
¼ xícara de óleo
½ colher rasa de sopa de sal
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de fermento biológico instantâneo
farinha de trigo
Pão ciabatta
250 g farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar
¾ colher de chá de açúcar
¾ colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento biológico instantâneo
150 ml de água morna
1 colher de sopa de azeite
Como fazer:
De cebola: Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos a farinha. Coloque a mistura dos líquidos numa tigela e vá acrescentando farinha até ficar no ponto de sovar. Uma opção prática é sovar a massa na batedeira, com a pá de gancho, por 5 minutos. Para fazer pães pequenos, divida a massa em quatro partes.
Dividindo em duas, você vai obter pães de tamanho médio. Coloque numa forma untada e deixe crescer por uma hora. Leve ao forno preaquecido por 40 minutos ou até os pães ficarem dourados.
Para ajudar o pão a pegar uma corzinha, você pode pincelar a parte de cima deles com gema.
Ciabatta: Misture bem todos os ingredientes. Acrescente a água aos poucos. Sove bem até ficar uma massa homogênea. Ela ficará mesmo um pouco grudenta, não estranhe.
Numa superfície enfarinhada, molde os pães em formato alongado, no tamanho que preferir. Coloque numa forma untada e, sem cobrir a massa, deixe crescer por 45 minutos. Asse em fogo médio por 20 minutos.
Hummmmmm senti o cheirinho!!!!! rsrsrsrsr eu amo esse pão Ciabata vou me aventurar a fazer!!! Beijos
Camila, o que é o “fermento para pão”? É fermento biológico ou químico? Espero sua resposta pra fazer logo o pãozinho viu? bj
Oi, Ramila.
É fermento biológico seco instantâneo. Depois me conta se você gostou.
Beijos e obrigada!!
Ficou lindo d+!!! Vou mostrar para a mãe….Bjs
Oi, Lê!! Ficou lindo e ótimo. Assim pude matar um pouquinho da saudade de vocês. Bjão
Gente, ficou muito, muito bom!! Ueba, tenho tanto orgulho de falar que sou a amiga Cora citada no post!
[…] chinelo, e o pão leva esse nome devido ao seu formato. A receita é a mesma que eu já publiquei aqui no blog. Apenas arredondei a quantidade de sal e açúcar para facilitar. Sem precisar preparar o […]