Coalhada seca caseira é fácil de preparar e fica muito melhor do que as de supermercado. Essa pastinha é feita através da fermentação do leite. A consistência mais firme ou mais líquida, vai depender da drenagem do soro. Quanto menos soro tiver, mais firme ela ficará. É perfeita para comer com pães, torradas ou para acompanhar uma comida árabe.
A coalhada pode ser feita com kefir, coalho ou com iogurte natural. O importante é que o leite seja integral, o preparo fica mais rápido e o gosto melhor.
Entenda as diferenças de kefir, coalho e iogurte natural
As definições segundo o livro Comida & Cozinha de Harold McGee:
Kefir
É um probiótico produzido através da fermentação do leite. Kefir é muito popular no Cáucaso. É produzido por meio de partículas grandes e complexas chamadas de grãos de kefir, que abrigam mais de dez tipos de microrganismos, entre os quais lactobacilos, lactococos, leveduras e bactérias do vinagre. Essa associação simbiótica se multiplica em temperatura ambiente fresca para produzir uma bebida azeda, levemente alcoólica, efervescente e cremosa.
Coalho
É um grupo de enzimas muito usado na produção de queijos. É a coagulação do leite por meio da enzima quimosina. O coalho tradicional é feito do quarto estomago de um bezerro amamentado com menos de 30 dias, antes de a quimosina ser substituída por outras enzimas que digerem a proteína.
Mas também existem coalhos vegetais que são produzidos através das flores do cardo ou da alcachofra-brava. Esse tipo de coalho é mais popular em Portugal e na Espanha.
Iogurte
É um leite fermentado que se transforma numa massa azeda e semissólida. O iogurte padrão contém apenas duas espécies de bactérias, o Lactobacillus delbrueckii e o Streptococcus salivarius. As duas bactérias estimulam o crescimento uma da outra e, combinadas, acidificam o leite com mais rapidez do que se estivessem isoladas.
A minha coalhada eu fiz com iogurte natural e ficou uma maravilha!
Você vai precisar:
1 litro de leite integral
170 ml de iogurte natural sem açúcar em temperatura ambiente
Como fazer:
Ligue o forno a 200 graus por 15 minutos e em seguida desligue-o.
Em uma panela, coloque o leite e leve para aquecer. Ele precisa atingir uma temperatura entre 80-90 graus. Importante não deixar o leite ferver. Retire do fogo e deixe esfriá-lo até atingir 40-45 graus. Se você não tiver termômetro, não tem problema, essa temperatura é bem morna, você consegue colocar o dedo e aguentar bastante tempo.
Em seguida, misture o iogurte no leite e mexa até obter uma mistura homogênea. Cubra a panela com um plástico filme e enrole-a numa toalha de tecido. Coloque a panela dentro do forno (já desligado) e deixe descansar de 12 a 15 horas.
Retire a toalha e coloque o preparo na geladeira por três horas. Em seguida, coloque a coalhada em um pano de prato fino e deixe sobre um escorredor de macarrão ou peneira para escorrer o soro. E está pronta a coalhada seca caseira. Se preferir pode temperar com azeite e pimenta-do-reino.
Tenho feito com o Kefir! Estou amando e não precisa fazer muito. Está sempre fresca, um pouco todo dia…
Que maravilha, Alessandra! Produto de qualidade e sempre fresquinho, não tem coisa melhor. 🙂