Macarrão com tofu, legumes e shoyu, prato simples de preparar que fica uma delícia!!
Ando sempre procurando formas de incluir mais proteína nas minhas refeições, já que não como carne vermelha nem frango. Além de ovo e peixe, eu como bastante proteína vegetal: nozes, grão-de-bico, ervilha, sementes de abóbora e girassol, feijão, lentilha, gergelim e tofu. De todos os produtos derivados de soja esse é o que eu mais gosto.
Tofu é um tipo de queijo feito com leite de soja coagulado. Tem várias opções de texturas: do macio ao extra firme. Eu uso o macio para fazer pastinhas e o extra firme para preparos nos quais quero que ele fique mais inteirinho.
Esse prato é super simples e dá pra acrescentar o vegetal que você tiver e gostar. Hoje eu usei apenas cenoura, ervilha, tofu e shoyu. E, por falar em shoyu, de uns anos pra cá tenho prestado mais atenção no rótulo desse molho. Escolho sempre o que tem menos ingredientes, sem açúcar, corante e conservante. Acho que dá diferença no gosto: quanto menos ingredientes, melhor o sabor.
Vou passar as quantidades que eu usei pra uma pessoa.
Ingredientes
80 g de macarrão
½ cenoura (60g) cortada em cubinhos
½ xícara de ervilha congelada (70g)
160 g de tofu – usei o extra firme
1 colher de sopa de gergelim
2 colheres de sopa de shoyu
azeite de oliva
cebolinha
azeite de oliva
1 ½ de água
1 colher de chá de sal
Como fazer
Em uma panela, coloque 1 ½ litro de água e uma colher de chá de sal. Quando estiver fervendo, coloque o macarrão e a cenoura para cozinhar (conforme o tempo que estiver no pacote da massa). Enquanto isso, corte o tofu em cubos. Em uma frigideira, coloque um fio de azeite de oliva e frite os pedacinhos de tofu. Logo após, acrescente a ervilha.
Macarrão e cenoura cozidos, é só escorrer a água e colocá-los na frigideira com os outros ingredientes. Coloque o shoyu e mexa bem. Por fim, coloque o gergelim e a cebolinha.
No Comments