Receita de pão de queijo delicioso, para congelar e assar na hora que você quiser. De origem mineira, o pão de queijo virou um clássico em todo o Brasil. É difícil parar em algum café que não tenha esse pãozinho para vender.
Tem quem goste dele mais sequinho, oco por dentro, mais macio, bem borrachudinho… O meu preferido é aquele com uma casquinha crocante por fora e macio por dentro.
Testei várias receitas, com proporções diferentes de polvilhos e com queijos variados. E hoje, compartilho com vocês a que eu mais gostei. Antes de passar a receita, vou falar um pouquinho da diferença entre o polvilho doce e o azedo e o que isso influencia na hora do preparo.
Ambos vêm da decantação da mandioca. A diferença é que o azedo, além de passar pelos processos de secagem e trituração (igual ao doce), também tem a fase de fermentação. E o que isso interfere na receita? O polvilho azedo, devido a sua capacidade de expansão, confere à massa uma consistência aerada e leve. Já o doce torna a massa mais compacta e macia. Por isso, escolhi usar os dois tipos: para garantir um pão de queijo crocante por fora e macio por dentro.
Agora que você já sabe quais são as características que cada tipo de polvilho proporciona no resultado do pão, fique à vontade para preparar da maneira que você mais gosta.
Você vai precisar:
Rende 18 pães de 50g cada
Usei xícara medidora padrão
Ingredientes:
1 xícara de polvilho doce
1 xícara de polvilho azedo
1 xícara de leite
1ovo
100 g de queijo meia cura ralado (se quiser usar uma quantidade maior, tb pode. Já usei até 200 g e dá certo)
1/4 de xícara de óleo
1/4 de colher de chá de sal (se o queijo for muito salgado, não precisa colocar)
Como fazer:
Em uma tigela, coloque os polvilhos e reserve. Em uma panela, coloque o leite, o óleo e o sal. Leve ao fogo até levantar fervura. Em seguida, escalde os polvilhos. Misture bem. Acrescente o queijo e o ovo. Trabalhe bem a massa numa bancada até que ela fique lisa e homogênea.
Se precisar colocar mais polvilho, use o doce. Faça bolinhas e leve ao forno preaquecido a 200 graus por 30 minutos ou até que os pãezinhos fiquem dourados. Se preferir, pode congelar os pãezinhos ainda crus.
Adoro pão de queijo.
Vou salvar nos favoritos, para fazer neste final de semana.
Valeu
Abraços
Que legal! Faz, sim! Essa receita é muito boa!
Abraço
Que delícia, já tenho receita de família, pois sou de família que vem desde a produção a fábrica de queijos, então o pão de queijo é o queridinjo
Que delícia!! Receitas de família são sempre as melhores!
Fiz hoje! Ficou uma delícia. Crocante por fora e macio por dentro!
Receita aprovada, especialmente pela proporção dos ingredientes!
Maravilhoso!
Oi, Sandra! Que maravilha!! Tb gosto das proporções dos ingredientes, fiz muitas receitas pra chegar nessa.
E aqui em casa somos só dois, então essa quantidade é ótima tb.
Bjo e bom fim de semana