Diz a história que, num dia 29 de dezembro, um andarilho que vagava por um vilarejo italiano bateu à porta de uma casa pobre. Faminto, o homem pediu um pouco de comida à família que o recebeu. A única coisa que havia para comer eram nhoques, que foram divididos entre todos: sete para cada um.
Depois de comer, o homem agradeceu e foi embora. Logo depois, a família encontrou um punhado de moedas de ouro debaixo de cada prato. O andarilho era São Pantaleão. Por isso, todo dia 29, não importa o mês, é dia de Nhoque da Fortuna.
Confesso que já comi nhoque no dia 29 de tudo o quanto foi mês, sempre com um dinheirinho embaixo do prato e um desejo a cada uma das sete primeiras garfadas. Se funciona? Meu dinheiro nunca se multiplicou ao tirar o prato, o máximo que consegui foi escapar de lavar a louça. Mas é sempre divertido combinar com os amigos e se reunir para comer essa massa de batata maravilhosa.
Hoje fiz um nhoque perfeito, daqueles que flutuam na boca de tão leve. Servi com dois molhos, um de tomate com manjericão e o outro de gorgonzola.
Você vai precisar:
Para o nhoque:
4 batatas
1 ovo
110 g de farinha de trigo
sal e noz-moscada a gosto
Para o molho de tomate:
1 cebola picada
2 tomates italianos
1 dente de alho
2 folhas de louro
azeite de oliva
sal e pimenta a gosto
Para o molho de gorgonzola:
1 cebola picada
2 colheres de sopa de farinha de trigo
100 g de gorgonzola
150 ml de creme de leite misturado com 100 ml de leite
2 colheres de sopa de ervilhas frescas ou congelada
1 colher de alcaparras
1 colher de manteiga
sal e pimenta a gosto
Como fazer:
Nhoque:
Cozinhe as batatas com casca por 20 minutos. Logo depois, leve ao forno por mais 15 minutos, para secarem. Descasque as batatas, amassando-as ainda quentes. Acrescente o ovo, o sal, a noz-moscada e a farinha. Truque da farinha: Aqueça a farinha no forno por 6 minutos. Isso tira a umidade dela e deixa o nhoque muito mais leve. A massa gruda um pouco na mão, é normal. Polvilhe farinha de trigo numa superfície e, sobre ela, divida a massa, fazendo rolinhos de mais ou menos 1 cm de espessura. Corte os nhoques de modo que cada um tenha cerca de 2 cm de comprimento. Cozinhe-os em água fervendo. Quando estiverem na superfície, eles estão prontos. Antes de colocar o molho, regue os nhoques com um pouco de azeite de oliva. Isso evita que eles se grudem.
Molho de tomate:
Antes de começar a fazer o molho, cozinhe os tomates por 7 minutos. Já sem casca, coloque-os em um processador. Numa panela, frite a cebola picada junto com o dente de alho, também picado. Acrescente o tomate já batido, colocando ainda duas folhas de louro. Deixe cozinhar por 20 minutos.
Molho de gorgonzola:
Numa panela, frite a cebola na manteiga. Coloque o gorgonzola e mexa até que ele esteja derretido. Em seguida, coloque a farinha e a mistura de leite com creme de leite. Misture bem. Acrescente as ervilhas e as alcaparras. Tempere com sal e pimenta do reino moída.
Hummm Ca que delicia!!!! Amei a versão molho com gorgonzola!!!!
Demais!!!!
Beijos
Obrigada, Cá!!! Fica uma loucura esse molho. Dá para trocar o gorgonzola por outro tipo de queijo tb. Bj
Que delícia, me deu água na boca só de ver…amanhã vou preparar para o almoço, adorei a dica, sempre faço do modo convencional e realmente ele fica mais pesado, amanhã te conto se deu certo.
Beijosss
Oba, Leli!! Faz que dá bem certinho! Quero saber como ficou. Bjss
[…] italiano foi ganhando novos ingredientes, cores e sabores. Aqui no blog você pode encontrar o de batata, o de baroa e também o de […]