Final do ano passado, preparei um bolo para a festa surpresa do André que o Fernando, seu marido, estava organizando. Entre um cafezinho, uns salgadinhos e muita conversa, decidimos que a massa do bolo seria um red velvet com corante natural de beterraba.
O Fernando trabalha com plantações orgânicas e não gostou nada quando eu disse que usaria corante artificial. Foi aí que eu dei a ideia de colocar o corante natural de beterraba, mas deixei claro que eu nunca tinha feito isso antes. Hehehehehe O corante nada mais é que um suco concentrado da beterraba.
Para felicidade de todos o corante natural deu super certo. A massa do bolo ficou um tom de vermelho lindo e nenhum gosto de beterraba. Com a sobra do suco preparei panquecas vermelhinhas recheadas com cottage e alho-poró. Fiz umas com farinha de trigo integral e outras com a branca, as duas ficaram ótimas.
Você vai precisar:
Suco concentrado de beterraba/corante
4 beterrabas grandes
240 ml de água
Panqueca:
1 ovo
250 ml de suco concentrado de beterraba
¾ de xícara de farinha (branca ou integral)
1 colher de chá de azeite de oliva
sal
Como fazer:
Suco concentrado de beterraba/corante: Descasque as beterrabas e corte-as em pedaços pequenos. Coloque os cubos no liquidificador com a água e bata bem. Passe o suco em uma peneira e leve ao fogo baixo até reduzir pela metade. O tempo de cozimento vai depender da chama do seu fogão. Quanto mais baixa for, melhor. O meu ficou 1h30 minutos no fogo e rendeu 450 ml.
Panqueca: no liquidificador, coloque o suco de beterraba, a farinha, o ovo, o azeite e o sal. Bate bem. Deixe a massa descansar por 15 minutos. Aqueça uma frigideira antiaderente. Em seguida, coloque a massa e faça movimentos circulares com a frigideira para a massa formar um disco.
Eu coloco direto do copo do liquidificador para a frigideira, se preferir use uma concha média que serve de medida para cada disco. Deixe por mais ou menos um minuto de cada lado ou até que fique levemente dourada.
No Comments