Esta semana estou quase sem tempo para me dedicar à cozinha. É que estou trabalhando em um evento do Lila estúdio de fotografia. Quem acompanha o blog já viu algumas fotos da Eliane por aqui – feijoada completa. Evento maravilhoso! Estou aproveitando para aprender um pouquinho de fotografia, para melhorar as minhas aqui no blog.
Ontem depois do trabalho, fui correndo pra casa esperar meus queridos amigos, Kenia e Luciano. Eles foram me dar uma força em como declarar o imposto de renda. Sem tempo de preparar um jantar, lembrei-me de um livro ótimo, Conhecer, Amar, Cozinhar com Azeite de Oliva. O livro fala dos tipos de azeites, as colheitas e ainda tem mais de 50 receitas deliciosas.
Escolhi um molho pesto de tomate seco com amêndoas. Aproveitei a sobra do manjericão e da salsinha, e fiz um pesto de temperos verde. Servi com pão e torradinhas.
Você vai precisar:
Tomate seco com amêndoas:
125 g de tomate seco
½ xícara de amêndoa torrada
½ xícara de folhas de manjericão
½ xícara de folhas de salsa
4 colheres de sopa de parmesão ralado
1 dente de alho
½ xícara de azeite de oliva extravirgem
Pesto verde:
1 xícara de folhas de manjericão
½ xícara de folhas de salsa
15 folhas de hortelã
½ xícara de parmesão ralado
1 dente de alho
12 nozes
½ xícara de azeite de oliva extravirgem
sal
pimenta do reino moída na hora
Como fazer:
Tomate seco: Em uma peneira, escorra o óleo do tomate seco. Em seguida, coloque o tomate em um processador de alimentos e bata até que esteja picado meio grosso. Acrescente as amêndoas, o manjericão, a salsa, o alho e o azeite. Bata mais um pouco para misturar os ingredientes. O importante desta receita é deixar o pesto meio granulado, portanto não bata demais.
Temperos verdes: Em um processador ou liquidificador, coloque o manjericão, a salsa, a hortelã, parmesão, o alho, as nozes e o azeite. Bata até obter um molho homogêneo. Se achar necessário, tempere com sal e pimenta.
Eles podem ser servidos com massas, arroz, torradinhas, pães ou grissinis.
Lindos e cheirosos!!
adorei a dica!!
bj