Desde pequena sempre gostei de polenta. Na casa da minha mãe, tínhamos o costume de comer polenta quentinha com leite frio. Parece estranho, mas é uma delícia. Aqui em casa, o Daniel só come se for frita. Há dias estou com vontade de comer uma polenta molinha com molho. Lembrei-me de uma bandeja de funghi seco que eu tinha no armário e decidi preparar um molho de funghi com vinho para acompanhar a minha polenta.
O Daniel não resistiu ao cheiro bom dessa comida e se rendeu a ela. Essa foi a primeira vez que eu o vi comendo polenta que não estivesse frita. O molho ficou maravilhoso! Ele é ótimo para servir com massas também.
Dica: Sempre uso um fouet para começar a polenta e termino mexendo com uma colher de bambu. O fouet ajuda a não embolar a farinha.
Você vai precisar:
Para polenta:
1 litro de água
1 tablete de caldo de legumes
1 xícara de farinha de fubá pré-cozido
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de queijo parmesão
Para o molho
60 g de funghi seco
½ xícara de vinho tinto
1 cebola roxa grande
2 tomates pelados triturados
2 dentes de alho espremidos
1 colher de sopa de molho inglês
azeite de oliva
sal
pimenta do reino moída na hora
água quente
Como fazer:
Polenta:
Em uma panela grande, coloque a água junto com o caldo de legumes para ferver. Quando estiver fervendo, acrescente a farinha aos poucos e mexa bem com um fouet. Baixe o fogo, acrescente o queijo parmesão e a manteiga. Deixe cozinhar por 8 minutos sempre mexendo para não embolar e nem grudar no fundo da panela.
Molho: Em uma tigela, coloque o funghi e o vinho tinto. Deixe hidratar por 30 minutos. Corte a cebola em rodelas finas. Em uma panela grande, coloque um pouco de azeite de oliva e frite a cebola e o alho em fogo baixo. Em seguida, acrescente o funghi e o vinho. Misture bem.
Adicione o molho inglês e o tomate triturado. Tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhando por mais ou menos 30 minutos. Vá acrescentando água quente aos poucos para cozinhar o funghi e reduzir o vinho.
Hummmm fiquei com Agua a boca!!!!! Amo polenta! Essa era uma pra fazermos qdo eu for aí, o que acha? Vou amar! Rsrsrsrs
Bjs
Oi, Cá!
Podemos fazer…vou adicionar no cardápio. 🙂
Bj