A primeira vez em que eu experimentei o repolho roxo foi em um dos meus restaurantes favoritos aqui de Brasília, o Fritz. O lugar serve clássicos da cozinha germânica. Independentemente do prato que eu escolho o repolho roxo não pode faltar. É um sabor que eu nem sei explicar, uma mistura azedinha, meio doce.
O prato é sensacional! Sem uma receita específica, fui à cozinha preparar o repolho. O açúcar e o vinagre foram entrando aos poucos, fui experimentando e colocando mais. Cozinhei-o por uma hora, o gosto eu achei ótimo, apenas queria que ele tivesse ficado mais macio. Dá próxima vez vou cozinhá-lo um pouco mais.
Fiz uma costelinha de porco assada na churrasqueira, purê de maçã, batata cozida e o repolho roxo. Um belo almoço para um domingo.
Você vai precisar:
3 xícaras de repolho roxo cortado em tiras finas
10 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
¾ de xícara de vinho tinto seco
6 colheres de sopa de açúcar (usei demerara)
1 pitada de sal
3 cravos
1 rama de canela
Como fazer:
Em uma panela média, coloque o repolho, o vinho, o vinagre, o açúcar, o sal, os cravos e a canela. Cozinhe em fogo baixo mexendo de vez em quando. Quando começar a secar, acrescente água aos poucos. Eu cozinhei por uma hora. Ele ficou cozido, porém firme. Se preferir que ele fique mais macio, cozinhe por mais alguns minutos.
No Comments