O que fazer para o almoço de domingo? Já era uma hora da tarde quando o Daniel deu a ideia de um risoto de frango. Completei o prato com a maionese de batata. Essa combinação clássica, já foi cardápio de muitos aniversários na minha família.
Apesar de não comer frango, não tenho frescura em comer pratos que levem carne, desde que eu possa colocá-la de lado, ou melhor, para o prato ao lado. Faço isso em casa, e o Daniel sempre come a carne em dobro. Mas quando é risoto, o frango desfiado fica muito difícil de retirar.
Por isso preparei um risoto com frango em pequenas tiras e sem molho de tomate. Para acompanhar, maionese caseira com batata.
Você vai precisar:
Para o risoto:
250 g de peito de frango
1 ½ xícara de arroz
1 cebola grande picada
2 tomates italianos picados
2 dentes de alho
ervilha a gosto
milho a gosto
salsinha picada
azeite oliva
pimenta do reino moída na hora
sal
Maionese de batata:
3 batatas
½ cebola picada
1 tomate sem semente picado
salsinha picada
3 ovos
óleo
azeite de oliva
½ limão
Como fazer:
Risoto:
Em uma panela, coloque uma boa quantidade de azeite de oliva. Leve a panela ao fogo, quando o azeite estiver quente, coloque a cebola, o frango e o alho. Frite bem. Em seguida, acrescente o tomate, a ervilha e o milho. Tempere com sal e pimenta. Coloque o arroz e 3 xícaras de água – usei arroz parboilizado, por isso não precisei fritá-lo. Deixe cozinhar em fogo baixo. Corrija o tempero e sirva com salsinha picada e queijo ralado.
Maionese:
Coloque dois ovos para cozinhar. Pique as batata em pequenos cubos e leve para cozinhar com um punhado de sal. Quando as batatas estiverem al dente, retire do fogo. Deixe esfriar. Em um prato fundo, coloque as duas gemas cozidas (reserva a clara) e uma gema crua.
Vá acrescentando óleo e mexendo delicadamente até obter a quantidade desejada.
Quando estiver pronta, acrescente o suco de meio limão um fio de azeite de oliva. Mexa até ficar uniforme. Tempere com sal.
Em um prato grande, coloque a batata cozida, o tomate, a cebola, a salsinha e uma clara cozida picada. Acrescente a maionese e misture bem.
Hm, coisa boa Camila adoro risoto e maionese de batata caseira…
Ontem comi um risoto tb, de cogumelo porccini feito pelo Nando, o padrinho da Vá =), mesmo sem o vinho ficou ótimo.
Adoro suas receitas sempre estou por aqui espiando..
Beijão =D
Oi, Rafa! Tudo bem?
Que bom que você sempre passa por aqui. Risoto de cogumelo, eu amo!
Beijo 🙂