Se a temperatura cai um pouquinho, penso logo em fazer uma sopa. Essa receita foi preparada no domingo à noite. Domingo foi um dia muito preguiçoso, daqueles que não dá vontade de colocar a cara na rua. Quando isso acontece, o difícil é sair da cozinha. Ontem foi assim, fiquei horas preparando, inventando e misturando ingredientes. Quando comecei esta sopa, era pra ser simples, apenas ervilha, cebola e alho.
Fui fuçando os armários, a geladeira e resolvi misturar o que eu tinha. Deu mais que certo! Eu amei a mistura de ervilha, hortelã e noz-moscada.
Você vai precisar:
2 xícaras de ervilha congelada
1 xícara de ervilha partida
2 batatas
1 ½ litro de caldo de legumes
1 cebola picada
2 dentes de alho picado
salsinha
cebolinha
12 folhas de hortelã
noz-moscada
sal e pimenta a gosto
Como fazer:
Em uma panela grande, frite a cebola com o alho. Em seguida, coloque a água e o caldo de legumes. Acrescente as ervilhas, a batata, a cebolinha e a salsinha. Tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar até que fiquem bem macias. Coloque as folhas de hortelã. Com um mixer ou no liquidificador, triture bem até obter um creme.
Volte para a panela, se necessário acrescente um pouco mais de água. Por último coloque a noz-moscada a gosto. Sirva com pedacinhos de pão torrado regados com azeite de oliva frutado.
[…] receitas publicadas esta semana, o blog tem outras sopas: sopa de feijão, sopa de batata baroa, sopa de ervilha com hortelã e sopa de abóbora com […]