Para iniciar a semana especial de sopas e caldos, escolhi a Vichyssoise, a clássica sopa francesa. O nome é complicado, mas os ingredientes são simples. Vichyssoise é um creme feito com alho-poró, batata e creme de leite fresco. Tradicionalmente ela é servida fria, mas também pode ser servida quente.
Sopa é um prato que pode ser servido como entrada, prato principal ou até mesmo para terminar uma festa. Para aquecer os dias frios, nada melhor do que tomar uma sopa quentinha. A partir de hoje até sexta, todos os dias uma receita nova e gostosa por aqui.
Você vai precisar:
2 talos de alho-poró cortado em rodelas (apenas a parte clara)
4 batatas médias descascadas
1 cebola picada
1,5 litros de caldo de legumes ou de galinha
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
½ xícara de creme de leite fresco
1 buquê de garni (três ramos de salsa, um de tomilho, uma folha de louro)
pimenta branca moída na hora
sal
Caldo de galinha:
½ galinha com osso ou ½ quilo de carcaça e pescoço de galinha
1 cebola cortada ao meio
1 cenoura corta em três partes
1 dente de alho sem casca
½ talo de salsão
1 folha de louro
3 cravos da índia
1 ramo de tomilho
6 grãos de pimenta-do-reino
Como fazer:
Caldo de galinha caseiro: Em uma panela grande, coloque todos os ingredientes e cubra com água (2,5 cm acima é o suficiente). Leve ao fogo para cozinhar. Assim que o caldo começar a ferver, baixe o fogo. Com uma escumadeira, retire a espuma cinzenta que subir à superfície durante os primeiros dez minutos.
Deixe o caldo cozinhar sem a tampa por aproximadamente duas horas. Se necessário acrescente mais água quente, apenas para cobrir os ingredientes. Desligue o caldo e passe-o em uma peneira. O caldo pode ser guardado na geladeira por até três dias ou congelado até três meses.
Vichyssoise: Em uma panela, aqueça a manteiga e o azeite. Refogue a cebola e o alho- poró em fogo médio por três minutos. Com o fogo alto, acrescente o caldo, as batatas e o buquê de garni. Tempere com sal e pimenta-branca.
Quando começar a ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos ou até que as batatas fiquem bem macias. Em seguida, retire o buquê de garni e coloque a sopa no liquidificador. Bata até obter um purê homogêneo.
Volte a sopa para a panela e acrescente o creme de leite. Sirva fria ou quente com cebolete.
Nossa fiquei doida pra fazer essa sopa!!!! Vou me aventurar rssrsrsrs
Bjs
Faz, Carine!
Tu vai amar! Bjs
Oi Camila, sou de Brasilia e achei seu blog enquanto procurava uma receita de arroz negro! Amei essa receita de vichissoise e vou tentar fazer agora a noite, de entrada! Fiquei apenas em duvida de quantas porções essa quantidade de ingredientes rende…
Parabéns pelo blog!
Oi, Letícia! Tudo bem?
Que bom que você gostou! Essa quantidade serve três pessoas. Fica uma delícia!
Qualquer dúvida é só perguntar.
Depois me conta o que você achou.
Beijo
Oi Camila! Fiz a sopa naquele dia mesmo, mas só estou respondendo hoje porque vim visitar o blog para um novo jantarzinho com amigos no sábado! A sopa ficou ótima! Dobrei a receita e deu tranquilo para 8 pessoas, pois servi quente como entrada, antes de um file com arroz negro… Muito obrigada pelas maravilhosas receitas!
Oi, Letícia!
Que ótimo receber seu retorno. E que coisa boa que vocês gostaram!! Fico feliz!
Muito obrigada!
um beijo grande 🙂