Quase um mês sem postar, mas aqui estou novamente. Obrigada a todos que enviaram e-mail e recadinhos pedindo para eu atualizar e postar mais receitas. As últimas três semanas foram corridas, mas muito produtivas. Recebemos a visita do tio Ezio e da Mauriceia. Foram quatro dias de muitos passeios, conversas, risadas e comida boa. Uma delícia!
Há duas semanas eu comecei a minha nova graduação, gastronomia. Estou apaixonada pelo curso. Turma muito legal, divertida e empenhada. Estou me adaptando a nova rotina e me organizando para não ficar tanto tempo sem postar.
Essa foi a primeira vez em que eu preparei um cuscuz paulista. Adaptei uma receita que vi na revista Casa e Comida. Alterei as quantidades e mudei alguns ingredientes. Muito fácil de fazer, o cuscuz ficou delicioso. Fiz um caldo com as cascas e as cabeças dos camarões. Tem gente que prefere fazer somente com as cascas, eu gosto de colocar tudo. Aproveitei o restante que sobrou do caldo e congelei.
Você vai precisar:
Caldo:
cascas e cabeças dos camarões
1 cenoura picada ao meio
1 cebola cortada em quatro pedaços
1 buquê de garni
6 grãos de pimenta-do-reino branca
1 ½ litro de água
Cuscuz:
200 g de camarão limpo e selado
2 xícaras de farinha de milho em flocos
600 ml de caldo
½ cenoura picadinha
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
3 tomates pelados
½ xícara de ervilhas congeladas
alcaparra
azeite de oliva
1 limão
sal
pimenta-do-reino branca moída na hora
Como fazer:
Caldo de camarão: Em uma panela, coloque as cascas e as cabeças dos camarões, a cenoura, a cebola, o buquê, a pimenta-do-reino e a água. Deixe ferver por 40 minutos. Passe em uma peneira fina e reserve o caldo.
Cuscuz: Tempere os camarões com limão, sal e pimenta-do-reino. Reserve. Em uma panela, coloque uma boa quantidade de azeite de oliva. Leve ao fogo e refogue a cebola e o alho. Acrescente a cenoura, o tomate, a ervilha e um pouquinho de alcaparras.
Tempere com sal e pimenta. Adicione o caldo de camarão e deixe cozinhar por 8 minutos. Coloque o camarão e deixe cozinhar por um minuto e meio. Em seguida, acrescente o farinha aos poucos. Misture bem até que a massa desgrude do fundo da panela.
Ponto certo do cuscuz: pegue um pouco da massa com uma colher grande e vire. A massa precisa demorar um pouquinho para cair e quando cair tem que ser de uma vez.
Montagem: Unte com azeite uma forma com furo no meio. Coloque no fundo da forma umas rodelas de cenoura cozida, alguns camarões e ervilhas. Adicione a massa e aperte bem com uma colher. Regue uma colher de azeite de oliva e cubra com filme plástico. Leve à geladeira por 20 minutos. Retire e desenforme sobre um prato.
No Comments