Fazer comida todos os dias, mesmo para quem gosta de cozinhar, não é fácil. Às vezes, o problema não é nem a falta de tempo – ou aquela conhecida preguicinha –, mas a escolha do prato. Tem dias que você pensa, pensa e não sai nada. Por sorte, seja qual for o caso, sempre existirão os pacotinhos de macarrão. Amo qualquer tipo de massa e quase todos os tipos de molho. Não enjoo. Acho prático, rápido e delicioso.
Ontem, aproveitei que ainda tinha lula congelada e usei-a para acompanhar um penne. Fiz o molho do meu jeito, com os ingredientes que tinha em casa. Para finalizar o prato, usei uma dica do livro 200 receitas de massas deliciosas, da coleção Culinária de todas as cores. Em uma receita de espaguete com lula, o molho levava raspas de limão. Adorei a ideia. O meu molho de tomate, lula e limão ficou uma delícia.
Você vai precisar:
200 g de macarrão tipo penne
250 g de lula limpa em anéis
1 cebola picada
1 dente de alho
10 tomates cereja cortados ao meio
2 tomates italianos
manjericão
tomilho
alecrim
raspas de 1 limão
azeite de oliva
sal e pimenta a gosto
Como fazer:
Numa panela, cozinhe os tomates italianos por quatro minutos. Retire a pele e triture-os num mixer ou liquidificador. Reserve. Frite a cebola e o alho. Em seguida, acrescente os pedacinhos de tomate cereja e deixe-os fritar por 5 minutos. Coloque o tomate triturado. Deixe cozinhar. Em uma frigideira, coloque um fio de azeite e, quando estiver bem quente, acrescente os anéis de lula com tomilho e alecrim. Frite por 3 minutos. Retire a água e junte a lula ao molho de tomate. Tempere com sal e pimenta. Cozinhe por mais dois minutos. Acrescente o manjericão e as raspas de limão. Em outra panela, cozinhe o macarrão até que ele esteja al dente. Coloque o molho e sirva com queijo parmesão ralado.
Hummmmmmm!!!!!!!!!!!!!!!!!!
[…] Aqui no blog você encontra outras receitas: lula à dore, lula com molho especial […]