Eu adoro ter em casa um bolo ou biscoito para acompanhar aquele cafezinho no meio da tarde. Essa receita de biscoito de polvilho é perfeita pra isso.
Aí vão algumas dicas antes de você preparar:
– não pule as etapas de fazer a “farofa”
– mexa bem a massa no final do preparo. Se preferir, pode bater na batedeira.
– a massa fica meio mole, mas não escorrendo
Ingredientes⠀⠀⠀⠀⠀⠀
250 g de polvilho azedo
100 ml de água fervente
100 ml de leite em T/A
100 ml de óleo (usei de milho, mas pode ser outro)
1 ovo
50 g de queijo parmesão (opcional)
1/2 colher de chá de sal
Como fazer
Em um bowl, coloque o polvilho e escalde com a água quente. Mexa com uma colher (para não se queimar). Quando estiver morno, com as mãos, mexa bem até formar uma farofa. Acrescente o queijo e o sal. Em seguida, coloque a metade do leite e a metade do óleo. Mexa bem. Vai ficar uma farofa com grânulos grandes.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por último, coloque o restante do leite e do óleo e o ovo. Mexa bem (é bastante mesmo), até obter uma massa lisa e brilhante. A massa fica pegajosa. Coloque em um saco de confeiteiro (usei bico perle, mas pode fazer só um furinho no saco tb) e faça o formato desejado. Eu fiz bem fininho, porque ao assar ele cresce bem. Não precisa untar a forma. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Leve ao forno preaquecido a 220 graus até ficar levemente dourado. Guarde em um vidro hermético ou em um saco plástico bem fechado.
Nooossa que delícia!! Minha tia fazia biscoito de polvilho em casa e era delicioso, mas eu nunca tive a receita, agora achei aqui e também vou tentar fazer!
Obrigada!
Oi, Ana! Esse biscoitinho é um vício. Já tentou fazer? Se já fez, me conta o que achou.
Eu adoro! Fiquei com vontade de fazer de novo 🙂
Bjo
Oi, bom dia, eu criei um blog e gostaria de saber se posso colocar suas receitas no meu blog, é claro eu divulgando o seu link.
Oi, Alex! Tudo bem?
Pode, sim. Parabéns pelo seu blog, muito legal!