Domingo de sol e friozinho em Brasília. Dia perfeito para uma feijoada com os amigos. Confesso que sempre tive medo de panela de pressão, razão pela qual chegamos cedo à casa da Angélica e do Guilherme. Planejava usar uma panela normal para cozinhar o feijão, o que exigiria umas boas horas de fogo.
No papel de minha assistente, a Angélica me convenceu a usar a panela de pressão. Em menos de uma hora o feijão estava perfeito, quase se desmanchando. Tenho que agradecer à Angélica por me mostrar que a panela de pressão não é um monstro prestes a explodir. Esta semana mesmo sairei à procura da minha.
Feijão cozido, hora de preparar as carnes e os temperos. Enquanto a feijoada ia deixando aquele cheirinho irresistível pela casa, moldamos os bolinhos de siri e de bacalhau que eu havia preparado na noite anterior. Com a chegada de Claudinha, Fernando, Lili e Ricardo, começaram as rodadas de cerveja gelada, caipirinha, bolinhos, caldinho de feijão e boa conversa.
Cozinhar na casa dos outros nem sempre é fácil. Fogão diferente, panelas e utensílios com os quais você não está acostumada. Mas ontem foi muito tranquilo, cozinhei como se tivesse na minha própria cozinha. E o melhor, com a Angélica como assistente e a Lili como fotógrafa. Um dia perfeito com gente bacana, boa comida (com direito a levar marmita pra casa) e uma tarde de gargalhadas jogando Desafino. Para mim, feijoada completa!
Você vai precisar:
1 kg e meio de feijão
500 g de carne seca dessalgada
800 g de paio
500 g de calabresa defumada
800 g de linguiça mista fininha defumada
1 kg e meio de costela defumada
400 g de bacon
2 tabletes de caldo de feijão
2 tabletes de caldo de costela
250 g de abóbora paulista
2 cebolas grandes picadas
6 dentes de alho
10 folhas de louro
óleo
Como fazer:
Deixe a carne seca de molho no dia anterior, trocando a água de quatro em quatro horas. Se preferir, você pode dessalgá-la no mesmo dia, colocando-a em uma panela com água para ferver. A cada fervura, troque a água. Faça isso quatro vezes.
Coloque o feijão para cozinhar apenas com louro. Cozinhe-o na panela de pressão por mais ou menos 50 minutos. Transfira o feijão para uma panela maior.
Coloque a abóbora descascada e picada. Ela vai se desmanchar, o que ajuda a corrigir o sal e engrossa o caldo. Numa frigideira, frite o bacon, a cebola e o alho com os tabletes de caldos.
Quando o tempero estiver grosso e brilhante, despeje-o no feijão. Em seguida, acrescente a carne seca cortada em cubos, as linguiças cortadas em rodelas e a costela cortada em tiras (no sentido do osso). Deixe cozinhar por mais ou menos quatro horas. Sirva com arroz, couve, laranja e farofa.
Hummm deu quase para sentir o cheirinho aqui em casa, maravilha!!!
Ca que feijoada linda!!!!!!!!!!!!!!!! Adoro feijoada! Você como sempre arrasou!!! as fotos tbm ficaram lindas!!!! Parabéns ….. Qdo você vier pra cá quero uma igualzinha heinnnnn com tudo que tem direito!!! rsrsrssrsrsr
beijos
Oi, Cá!
Vamos fazer sim. Vou adorar!
Beijos
Nossa!!!!!!!! Coisa linda……
Show Camila!
bjs
Paulo
Obrigada, Paulo!
Ficou boa! hehehe
Bj
Aê Camila! Foi um dia divertidíssimo que merece ser repetido várias vezes! Minha casa está sempre disponível para você se aventurar na sua gastronomia. Até porque eu vou ganhar muito com isso! haha
E com as fotos lindas da Lili, ainda consegui emplacar duas!
Até a próxima! 😉
bjo
Obrigada, Gui!
Vamos combinar mais vezes.
Post de hoje tem mais duas fotos. 🙂
Bj
Já sei que antes de ir pra Brasilia terei que emagrecer, pra engordar tudo de novo aí! Me matas, Camila! Bjão e parabéns pelo talento!
[…] Navegação de Posts ← Anterior […]
[…] do Lila estúdio de fotografia. Quem acompanha o blog já viu algumas fotos da Eliane por aqui – feijoada completa. Evento maravilhoso! Estou aproveitando para aprender um pouquinho de fotografia, para melhorar as […]
[…] do Lila estúdio de fotografia. Quem acompanha o blog já viu algumas fotos da Eliane por aqui – feijoada completa. Evento maravilhoso! Estou aproveitando para aprender um pouquinho de fotografia, para melhorar as […]
[…] de ontem, domingo preparei bolinhos de bacalhau e siri para o pessoal comer enquanto esperava a feijoada. A receita da Carla Pernambuco manda acrescentar mandioca na tradicional mistura de batata e […]