Essa é sem dúvida a melhor geleia de jabuticaba que eu já fiz. E olha que eu já preparei muitas.
Comprei jabuticabas fresquinhas na feira e a pedido do Dani, que estava com vontade de comer cheesecake com cobertura de jabuticaba, fui para cozinha fazer geleia. Mas eu não queria repetir a receita de sempre, queria um preparo novo. Foi então que lembrei do livro “Conservas do meu Brasil” da Gil Gondin.
Confesso que li a receita, que é bem curtinha, várias vezes e fiquei intrigada por que dizia para usar as cascas. Na minha receita antiga eu descartava as cascas depois da fruta cozida. Mesmo desconfiada, decidi testar.
E pra nossa surpresa, a geleia ficou maravilhosa demais, a melhor que eu já preparei. Tanto que não durou muito. Comemos com a cheesecake, torradas, sorvete, bolo, pão de queijo, até com carne. Além de gostosa ela rende bastante. Vale a pena fazer!
Eu adaptei a receita para a quantidade de fruta que eu tinha:
Ingredientes
700 g de jabuticaba limpas
200 g de açúcar
40 ml de água
18 ml de suco de limão (1 limão)
Como fazer:
Separe a polpa da casca (cortei a fruta com uma faca e apertei pra tirar a polpa). Coloque as cascas na panela junto com a água e cozinhe por 5 minutos. Espere esfriar um pouquinho, junte as cascas com a polpa e bata no liquidificador grosseiramente.
Em seguida, volte a mistura batida para a panela, acrescente o açúcar e o suco de limão. Cozinhe em fogo médio por 20 minutos, mexendo as vezes para não grudar no fundo.
No Comments