Gente, quanto tempo. Tá faltando post por aqui, mas não faltou comida boa na cozinha aqui de casa. No final de março, a Paula, minha sogra, veio nos visitar. Trouxe a nossa clássica e maravilhosa caixa de isopor recheada de camarão, siri e lula. Também ganhei várias almofadas lindas e de quebra até a Dindi ganhou uma casinha nova.
E, nesses dez dias em que ela esteve aqui em Brasília, pilotou o fogão muitas vezes. O primeiro prato que ela preparou foi um marreco recheado. O recheio, chamado de debulho é uma receita que a avó da Paula preparava. É um refogado com os miúdos. No nosso marreco, veio apenas moela, fígado e o pescoço.
Para apreciar esse prato, convidamos nossos amigos Ricardo e Lili. Para acompanhar o marreco, a Paula preparou purê de maçã e batatas assadas regadas com nata. Ela cozinhou a batata al dente e depois colocou em um refratário com muito azeite, tomilho, sal moído na hora.
Regou com nata e colocou um dente de alho com casca levemente amassado em cima de cada batata. O prato ficou no forno por 20 minutos.
O marreco é uma ave grande, mas de pouca carne. Gosto forte e carne mais escura. Quem comeu, adorou! Não sobrou nada.
Você vai precisar:
Marinada:
350 ml de cerveja clara
5 dentes de alho levemente amassados
páprica picante
alecrim
tomilho
sal
Recheio:
miúdos picados (usamos moela e fígado)
1 cebola picada
3 tomates pelado
2 dentes de alho
páprica picante
salsa picada
cebolinha picada
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 xícara de farinha de rosca
2 ovos
sal
Como fazer:
Em uma tigela, coloque todos os ingredientes da marinada. Em seguida, coloque o marreco de peito para baixo. Passe um plástico filme sobre tigela. Leve para a geladeira por 24 horas. Duas horas antes de assar, retire-o da geladeira e vire-o de peito para cima.
Debulho: Em uma frigideira, frite a cebola, os miúdos e o alho. Em seguida, coloque o tomate e deixe refogar. Tempere com sal e páprica. Baixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Deixe esfriar e acrescente os ovos e as farinhas. Misture bem. O debulho fica firme e úmido.
Coloque o recheio dentro do marreco. Com palitos ou com uma linha, feche bem para que o recheio não saia. Coloque o marreco em uma forma e adicione o restante da marinada por cima. Cubra a forma com papel alumínio. Leve ao forno preaquecido a 200 graus por 2 horas e 20 minutos.
Quando faltar 40 minutos para o término, retire o papel alumínio para dourar o marreco. O tempo que ficará assando, vai depender de cada forno. Para saber se ele está assado por dentro, dê uma furadinha com o garfo na coxa, se escorrer um líquido que não seja vermelho, está pronto.
No Comments