Hoje resolvi caprichar no almoço. Passei no supermercado, e comprei um filé de salmão fresco maravilhoso e preparei um tartare de salmão. Tartare ou tartar significa preparar o prato com carne crua, por isso o mais importante desta receita é comprar um salmão fresco de excelente qualidade.
O preparo do prato é simples, basta picar bem todos os ingredientes e misturar. Preparei dois com creme de leite e um sem. Prefiri o sem o creme de leite. Servi o tartare com uma salada de pepino japonês.
Você pode escolher a quantidade de cada ingrediente de acordo com o seu gosto. Aqui vai a quantidade de como eu preparei o meu. Além da salada de pepino, o tartare pode ser servido com torradinhas.
Você vai precisar:
Para cada porção de tartare:
200 g de salmão fresco e limpo
½ cebola roxa picada
2 colheres de sopa de cebolete
½ maçã verde
1 colher de sopa de alcaparra picada
50 ml de creme de leite fresco
gergelim preto
azeite de oliva
sal
Salada de pepino:
1 pepino japonês
1 colher de sopa de vinagre de arroz
3 colheres de shoyu
1 pitada de açúcar
1 pedacinho de gengibre
gergelim preto
Como fazer:
Tartare: Pique a cebola, a cebolete, a maçã e a alcaparra em pedaços bem pequenos. Corte o salmão em cubos pequenos e finos. Em uma tigela, coloque o salmão e misture-o com os outros ingredientes. Coloque o gergelim, um fio de azeite de oliva e tempere com sal. Se preferir, acrescente o creme de leite.
Salada de pepino: Corte o pepino em rodelas bem fininhas. Se preferir, pode usar um ralador para fazer as fatias. Coloque o pepino em uma tigela funda e acrescente o vinagre de arroz, o shoyu, o açúcar, o gengibre picado e o gergelim. Misture bem e deixe marinar por 30 minutos.
Adoro salmão de todos os jeitos esse tartare parece uma delicia, ja vou comprar os ingredientes hoje mesmo para fazer no jantar, espero que fique igual o da foto.
Oi, Felipe! Tudo bem? E aí? Fez? Tô curiosa! hehehe