nhoque de inhame

Nhoque de inhame

Print Friendly, PDF & Email

Há dias estou querendo preparar nhoque. Comprei batatas algumas vezes para fazê-lo e acabei usando-as para outros pratos. Ontem os meus nhoques saíram. Mas não de batata e sim de inhame. Ele fica levemente acinzentado e com um sabor maravilhoso. Ficou bem leve e com um tempero que eu amo: manteiga com alho e sálvia. Essa manteiga temperada é perfeita! Eu adoro usá-la em massas e torradinhas. O prato é bem simples, mas eu garanto que é divino. A quantidade abaixo serve duas pessoas.

nhoque-de-inhame

InhameInhame

SálviaNhoque-de-inhame-salvia

Você vai precisar:

3  inhames

5 colheres de sopa de farinha de trigo

1 ovo

noz-moscada

sal

2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente

1 dente de alho

sálvia

Como fazer:

Descasque o inhame e cozinhe-o até que fique macio. Depois, leve-o ao forno preaquecido a 180 graus por cinco minutos. Passe o inhame no espremedor para nhoque-de-inhame.obter um purê. Tempere com sal e noz-moscada.

Acrescente o ovo e a farinha. Misture bem até obter uma massa homogênea. Polvilhe farinha de trigo numa superfície e, sobre ela, divida a massa, fazendo rolinhos de mais ou menos um cm de espessura.

Corte os nhoques de modo que cada um tenha cerca de dois cm de comprimento. Cozinhe-os em água fervendo. Quando estiverem na superfície, eles estão prontos. Em um potinho, coloque a manteiga, o alho e a sálvia. Com um mixer, triture tudo até obter uma manteiga verdinha e homogênea.

Caso não tenha mixer, corte a sálvia e o alho bem picadinhos e misture a manteiga. Em uma frigideira grande, coloque a manteiga, quando estiver derretida por completo, adicione os nhoques. Misture bem por cerca de três minutos. Está pronto.

Dica: Aqueça a farinha no forno por seis minutos. Isso tira a umidade dela e deixa o nhoque muito mais leve.

 

 

4 Comments

  • Carine 12 julho, 2014 at 22:30

    Ca que delicia!!! Vou fazer fiquei com vontade de comer esse nhoque rsrs!! Depois te conto se deu certo!! Bjs

    Reply
    • camilanacozinha 14 julho, 2014 at 9:10

      Oi, Cá!
      Faz! Fica uma delícia! E inhame faz muito bem pra saúde. Bj

      Reply
  • email marketing 13 julho, 2014 at 18:27

    Bom post nunca fiz de inhame sempre de batata

    Reply
  • Receita maravilhosa e surpreende de nhoque de milho - camila na cozinha 6 maio, 2018 at 10:02

    […] Que tal trocar o clássico nhoque de batata por um de milho? Há pouco tempo, o mais comum era preparar o nhoque tradicional, feito com a batata inglesa. Com o passar do tempo, esse típico prato italiano foi ganhando novos ingredientes, cores e sabores. Aqui no blog você pode encontrar o de batata, o de baroa e também o de inhame. […]

    Reply

Leave a Comment

*