Hoje tem bolo mármore aqui em casa para homenagear uma tia muito querida. Tia Marizia, tia-avó do Daniel, era famosa pelos bolos e doces que preparava. Quando eu a conheci, ela não preparava mais bolos, e sempre reclamei disso pra ela. Desde que comecei a namorar o Daniel, escuto muitas histórias e vejo fotos das deliciosas festas que ela preparava para os sobrinhos. Para compensar a falta de bolo, ela me presenteou com todos os seus cadernos de receitas. Uma relíquia, todos escritos à mão e com várias colagens de rótulos com receitas.
Ninguém passava pela casa dela sem tomar uma xícara de café. Com as duas térmicas sempre cheias, o café coado no pano tinha um jeitinho especial que só ela sabia fazer. Era uma delícia!
Tive o prazer de morar com ela durante um tempo. Assim que eu e o Daniel mudamos, deixamos o Fausto, nosso rottweiler, para ela cuidar. Ela foi uma grande companheira dele. Um dia ela me contou que o Fausto estava enjoado de comer damasco e uva. Tudo o que ela comia, repartia com ele. E mesmo com a gente implorando para ela não dar comida, apenas ração, ela guardava para dar escondido.
Tia Marizia morreu no final do ano passado. E hoje estaria completando 80 anos. Para comemorar esse dia, fiz um bolo mármore na forma que ela me deu, receita tirada de um dos seus cadernos.
Você vai precisar:
200 g de farinha de trigo peneirada
100 g de amido de milho peneirado
250 g de açúcar
125 g manteiga
3 ovos
65 g de cacau
1 xícara de leite
1 colher de sopa de fermento em pó
raspas de um limão
Como fazer:
Na batedeira, coloque a manteiga e bata até ficar cremosa. Em seguida, coloque 200 gramas de açúcar e bata até misturar. Acrescente os ovos, um a um, e bata a cada adição. Com a batedeira desligada, coloque as raspas de limão, a farinha, o amido de milho, o fermento e o leite.
Mexa bem com uma espátula. Volte para a batedeira até obter uma massa homogênea. Divida a massa em duas partes. Junta-se a uma das partes o cacau e 50 g de açúcar. Misture bem até obter uma massa escura e homogênea.
Coloque uma parte da massa clara em uma forma untada e enfarinhada. Em seguida, coloque a massa de chocolate e por último, cubra com o restante da massa clara. Leve ao forno preaquecido a 185 graus, por 60 minutos.
Ca me emocionei!!!! Linda homenagem!!! Tenho certeza que onde ela estiver,esta sorrindo com essa homenagem linda!! Senti o cheirinho do cafe! Hummmmmm! Bjs
Oi, Cá!! Obrigada!! Só de falar também consigo sentir o cheiro do café. 🙂
[…] e com isso acabava usando muitos ovos. Na família do Dani, quem preparava essas casquinhas era a tia Marizia. Eles contam que ela fazia mais de 500 ovinhos, todos decorados por ela, e escondia pelo quintal. […]
[…] Imagem: Camila cozinha […]